Barry Hatton vai estar na Foz do Arelho para apresentar “Os Portugueses”

1
760

notícias das CaldasVai realizar-se a 23 de Julho mais uma conferência do ciclo “21 às 21”, na Quinta da Foz (Foz do Arelho) e que contará com a presença de Barry Hatton, autor do livro “Os Portugueses”.
Trata-se de uma iniciativa do Movimento Viver o Concelho, que convidou o jornalista britânico (correspondente em Portugal da Associated Press) para apresentar o seu livro numa altura em que o país atravessa uma grave crise económica e “há a necessidade de elevar a auto-estima dos portugueses”, explica nota da organização do evento.

Barry Hatton vive em Portugal desde 1986 e na altura trabalhou como repórter no jornal Anglo-Portuguese News, no Estoril. Em 1992 tornou-se correspondente em Lisboa da agência de notícias United Press International. Desde 1997 é correspondente da Associated Press, cobrindo a actualidade política, económica e desportiva de Portugal. Escreveu, com Luísa Beltrão, uma biografia da primeira mulher a ser primeira-ministra em Portugal, Maria de Lourdes Pintassilgo.
Em “Os Portugueses” defende que a mentalidade e a atitude do povo luso mudaram ao longo das últimas décadas, se bem que há certas atitudes que permanecem, como o já típico “desenrascanço”. Segundo o autor, os portugueses no estrangeiro continuam a ser mal vistos e na maioria das vezes ainda considerados como “labregos”. Com esta obra espera poder elucidar sobretudo os estrangeiros que Portugal se modernizou sobretudo desde que aderiu à então CEE, hoje União Europeia.

Reunião com pais e jovens das primeiras Férias Cívicas

A Associação MVC vai realizar  as primeiras “Férias Cívicas” de 18 a 22 de Julho que se destina a jovens com idades entre os 12 e os 16 anos.
Neste período serão feitas visitas em Lisboa relacionadas com solidariedade, com visitas à Casa Gil e ao Oceanário. A cultura vai estar em destaque nas Caldas, com idas à biblioteca, ao Teatro da Rainha e ao Mundo do Chocolate.
As energias  serão o mote das idas ao Museu da Electricidade e a um parque eólico, enquanto que o ambiente orientará  as visitas à Valorsul e ao Parque Nacional do Montejunto. O desporto e sustentabilidade também vão estar presente com a realização de actividades de vela e mergulho no Clube de Vela da Nazaré.
De modo a preparar as Férias Cívicas vai realizar-se uma reunião preparatória, com os inscritos e os respectivos pais na próxima sexta-feira, 15 de Julho, às 21h00, na Junta de Freguesia de N.ª. Sr.ª do Pópulo.
Para mais informações contactar através do tel. 937254836 ou do e-mail viveroconcelho@ gmail.com