CP já não promove ida à praia de comboio para S. Martinho do Porto

0
1880
- publicidade -

notícias das CaldasS. Martinho do Porto já não consta este ano nos destinos que a CP está a promover como os mais recomendáveis para ir à praia de comboio.
Num comunicado emitido no início desta semana, a transportadora pública diz que disponibiliza até 11 de Setembro uma oferta especial nas linhas do Minho e do Algarve e nos serviços urbanos de Coimbra e Porto destinada a um “acesso cómodo e rápido às praias”.

Afife, Vila de Âncora e Moledo de Minho são alguns desses destinos, que beneficiam de reduções de 20% na compra de uma assinatura. Mais a sul, Ovar e Espinho têm comboios especiais para a praia e a Figueira da Foz é outro destino que merece destaque, bem como, naturalmente, as praias algarvias de Monte Gordo (Vila Real de Sto. António) e Meia Praia (Lagos).
Já no Oeste o comboio não é indicado para ir à praia, apesar de S. Martinho do Porto ser das poucas estações do país que estão a escassas centenas de metros da orla marítima.
Nos últimos anos a CP divulgou uns prospectos coloridos anunciando este destino, mas de forma tão cega que nem se dava conta que a oferta era tão escassa e tão anacrónica que não merecia a pena qualquer esforço de promoção. Por exemplo, do Bombarral para S. Martinho demorava-se 1 hora e 30 minutos de viagem. E mesmo das Caldas a frequência é tão escassa que pouca gente usa o comboio para aquele destino.
No entanto, houvesse mais oferta e o caminho-de-ferro seria uma excelente alternativa. Basta ver que um comboio sem paragens intermédias liga a estação das Caldas à baía de S. Martinho em apenas oito minutos (muito menos do que, em pleno verão, se demora a procurar local para estacionar).
Não inserir este ano S. Martinho do Porto como destino para ir de comboio é uma medida acertada da CP, dada que tê-lo feito, seria ridículo.
Mas já não é acertado que a empresa continue a ignorar o potencial da linha do Oeste, mantendo rupturas de carga (transbordos) nas Caldas da Rainha absolutamente inúteis e que só contribuem para que cada vez menos gente procure o comboio.

- publicidade -

UM IMPERDOÁVEL ERRO DE GESTÃO

Não satisfeita com ter cortado a linha do Oeste ao meio e não promover uma oferta adequada para norte, com comboios directos a Coimbra e à linha do Norte, a CP resolveu esconder a única ligação diária em cada sentido que existe para a cidade do Mondego.
Existe um Inter-Regional que sai de Entrecampos às 14h34 e atravessa a linha do Oeste até Coimbra onde chega às 18h18. Mas quem procurar esse comboio no site da CP, bem pode fazer uma busca com origem em Torres Vedras ou Bombarral e destino a Coimbra, que esse comboio …não existe.
Porquê? Porque, embora a composição seja a mesma, o comboio muda de número a partir das Caldas da Rainha o que significa que, teoricamente, haverá um transbordo nesta cidade. Como o tempo de paragem é de apenas um minuto, o sistema informático não assume esta ligação pois está preparado para não oferecer ligações entre comboios com menos de cinco minutos de diferença. Por esse motivo, o sistema ignora-o e apenas dá a conhecer as outras alternativas em que, por exemplo, do Bombarral para Coimbra são precisos apanhar – pasme-se! – três comboios.
E assim se vê como uma questão meramente técnica impede que a CP – que continua uma empresa magestática apesar dos imensos prejuízos que vai acumulando, boa parte por uma errada gestão de recursos – dê a conhecer a melhor oferta que tem na linha do Oeste.

 

- publicidade -