Património Imaterial Cultural vai estar em debate na Foz do Arelho

1
769
notícias das Caldas

notícias das Caldas“Tradições que Vivem” é como se designa o encontro que terá lugar entre os dias 13 e 16 de Outubro  no INATEL, na Foz do Arelho.

Esta realização está aberta a trabalhos de investigadores que trabalhem com o Património Cultural Imaterial e que poderão enviar as suas comunicações até ao dia 1 de Setembro. Destas serão seleccionadas três para apresentação.
A Fundação INATEL está acreditada como Organização Não-Governamental e apta a prestar serviços de consultoria ao Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO.
Neste encontro serão discutidas questões relacionadas com “As Instituições e a Convenção para a Salvaguarda do PCI”, as “Tradições Orais”, o “Artesanato e o Saber Fazer”  e “Passados no Presente”. Os painéis serão constituídos por um moderador e três ou quatro oradores, em representação de entidades com actuação nessas áreas. Serão analisados dois estudos de caso (“Bonecos de Santo Aleixo” e “Candidatura do Fado à Lista Representativa do PCI da Humanidade”), que terão uma vertente mais prática.
O encontro conta com um programa de animação cultural com música tradicional, exposições temáticas, exibição do filme Sinfonia Imaterial e uma visita ao Museu da Cerâmica nas Caldas.
Para mais informações contactar o site www.inatel.pt ou através do e-mail patrimonio imaterial@inatel.pt