O destacamento territorial da GNR das Caldas da Rainha é comandado desde 6 de Setembro pela capitão Ana Vaz, substituindo neste cargo o capitão Hugo Carneiro.
A colocação de Ana Vaz neste comando deve-se à sua promoção à patente de capitão, tendo sido deslocada da Unidade de Intervenção da GNR, em Lisboa, onde estava colocada. No âmbito desta unidade esteve durante seis meses, em 2008, em Timor Leste.
Perante este novo desafio de comandar um destacamento territorial, Ana Vaz referiu à Gazeta das Caldas que apesar “da grande responsabilidade, só espero que continue o bom trabalho dos meus antecessores e que preste um bom apoio à população”.
Esta é a primeira vez que este destacamento (que abrange também postos nos concelhos de Alcobaça, Bombarral, Óbidos e Peniche) tem como comandante uma mulher. Algo a que Ana Vaz prefere não dar nenhum destaque. “A nossa formação na Academia Militar é igual, sejamos homens ou mulheres”, salientou, adiantando que “o mais importante é sermos competentes”.
Ana Vaz tem 30 anos e é natural de Aveiro. Embora esteja a morar em Lisboa, vai mudar-se brevemente para as Caldas da Rainha. Sobre a cidade, confessa que ainda não teve tempo de conhecer. “A minha prioridade tem sido conhecer os vários postos que fazem parte do destacamento”, explicou.