Loja do Ceramista abre galeria e homenageia Taraio

0
1131

notícias das CaldasAbriu ao público no sábado,15 de Outubro, uma nova Galeria na cidade das Caldas. Designa-se Entr’Artes e está integrada na Loja do Ceramista na Zona Industrial.
Os sócios do espaço, João Gameiro e Pedro Ferreira, decidiram abrir dentro do seu estabelecimento comercial uma área expositiva. “Era algo que nós queríamos e que os nossos clientes há muito nos pediam”, contaram os responsáveis.
A Loja do Ceramista, que vende material artístico de vários tipos, abriu portas há 20 anos, nas Caldas, e está há 15 na Zona Industrial.

A abertura da galeria coincide, assim, com as duas décadas de existência na cidade. “Quisemos aproveitar a ocasião para prestar homenagem ao pintor Manuel Taraio”, disseram. Na exposição está patente uma pintura deste artista, falecido em 2008 por doença. Os dois sócios eram amigos do pintor e têm uma colecção de obras que querem partilhar com o seu público. Salientaram o facto de Taraio ter sido um grande incentivador da ideia de criar uma galeria na Loja do Ceramista.
O novo espaço, dizem, vai contar com três a quatro exposições por ano e para lhe dar as necessárias condições para expor, João Gameiro e Pedro Ferreira investiram cerca de sete mil euros.
Os responsáveis – ambos de Torres Novas mas residindo há várias anos nas Caldas – mostraram-se abertos à apresentação de propostas de artistas que queiram expor as suas obras nesta galeria.
“Na venda de materiais já auxiliamos os autores mais novos, agora com a galeria é mais um complemento nessa ajuda às artes”, disseram os sócios explicando que têm clientes para quem não é fácil expor na região, sobretudo para aqueles que estão a iniciar o seu percurso.
“Apesar da crise ser grande, sabemos que é preciso estar constantemente a investir e a inovar”, disseram os responsáveis que, além da venda dos materiais, apostam igualmente na formação em várias áreas artísticas.
Entre os muitos convidados, presentes na inauguração esteve a vereadora da Cultura, Maria da Conceição Pereira que acha interessante que uma empresa ligada ao ramos das artes, pense para além da parte comercial e “tenha apostado também na abertura de uma galeria”. A autarca e deputada considera que num momento difícil e de crise que actualmente se vive, “este é um sinal muito positivo que se está a dar no facto de se estar a chamar públicos para a área cultural”, rematou.
Da mostra inaugural, que vai estar patente até 15 de Janeiro, estão expostas obras de cerâmica de Bolota, Carlos Enxuto, Eduardo Constantino, Hugo Graça, Mário Reis, Paulo Óscar, Rute Félix e Susana Jorge. Poderão também ser apreciadas pinturas de Ana Ambrósio, Diogo Olivença, Filipa Rodrigues, Filipe Ribeiro e de João Serigado.