A escola na horta em vez da horta na escola

0
647

notícias das CaldasUma equipa do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos desenvolveu o projecto  “Espantalho – A Escola na horta” a pensar nas questões ambientais e no desenvolvimento sustentável direccionadas para as crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo.
Matilde Monteiro, uma das responsáveis pelo projecto, explica que o formaram porque acreditam “ser possível melhorar as aprendizagens mudando o paradigma de ensino” e que, ao invés de terem uma horta na escola, têm uma “Escola na Horta”.

Assente nas áreas do ambiente, saúde e educação, o programa pretende utilizar a horta como centro e ponto de partida das aprendizagens exigidas aos alunos nas várias áreas disciplinares e “não como uma mera extensão das actividades escolares ou das actividades dos tempos livres”, revela a responsável.
A criação e manutenção da horta, com as suas componentes de mata, pomar e criação de animais, é aplicada à Língua Portuguesa, Matemática e Expressões Artísticas.
Por outro lado, o projecto propõe uma abordagem das questões relativas ao ambiente. Além das actividades agrícolas, inclui a reciclagem de resíduos orgânicos, a auto suficiência energética, através das energias renováveis, assim como a existência de um laboratório experimental e de uma estação meteorológica.
Fisicamente a horta “O Espantalho” está situada na freguesia da Amoreira, junto ao complexo escolar do Furadouro. Possui uma área de 4800 metros quadrados e está organizada em várias áreas de utilização, como é o caso da mata, pomar, hortas de turma, estufas e canteiros.
As actividades já começaram em Outubro com a sementeira do bosque e das sebes, realizada pelos miúdos. Também já decorreu naquele complexo o workshop “Salve-se quem souber”, dinamizado por uma técnica superior da Autoridade para as Condições do Trabalho.
A ESAD já se associou também ao projecto, propondo-se criar uma linha de utensílios agrícolas para as faixas etárias de pré-escolar e primeiro ciclo.
Para os dias de chuva, em que não é possível andar na horta, existe um manual que contém um conjunto de actividades de iniciação ao mundo das plantas que podem ser desenvolvidas dentro da sala de aula. O livro foi traduzido no âmbito da parceria com a California Foundation for Agriculture in the Classroom (USA), que integra o projecto, assim como  a Royal Horticultural Society (Inglaterra).
De acordo com a equipa, as experiências internacionais, realizadas nos Estados Unidos, Canadá, França e Inglaterra são unânimes em reconhecer que o método de aprendizagem “hands on” (baseado na prática) nas hortas escolares são um contributo decisivo para desenvolver nas crianças o espírito de equipa, a motivação, a responsabilidade, o amadurecimento pessoal e a criatividade.
O trabalho que está a ser desenvolvido pelas crianças pode ser acompanhado no site www.escolanahorta.com, ou através do facebook em “Espantalho – Escola na horta”.