Duas análises sem Legionnela no Hospital Termal

Publicado a 27 de Janeiro de 2012 . Na categoria: Destaque Painel Sociedade . Seja o primeiro a comentar este artigo.
Reduzir tamanho de letra Aumentar tamanho de letra Impressão optimizada do artigo Enviar por email

O Hospital Termal já teve melhores dias

Depois dos tratamentos terem sido suspensos a 2 de Janeiro na sequência da detecção de legionnela nas águas do Hospital Termal das Caldas da Rainha, já foram efectuadas duas novas recolhas sem que surgissem sinais da bactéria.
“Já houve dois resultados negativos relativamente à legionella”, garantiu Carlos Sá, presidente do CHON. O administrador do centro hospitalar acredita que numa terceira colheita os resultados também serão negativos, o que permitirá reabrir o Hospital Termal no final de Fevereiro.
O delegado de saúde pública, Jorge Nunes, tinha referido à Gazeta das Caldas que como só faria sentido fazer as análises bacteriológicas depois de estar concluída a intervenção de manutenção, mas Carlos Sá explicou que a área que estava em causa já foi intervencionada e por isso o problema já estará resolvido.
Carlos Sá nega que já haveria suspeitas da presença da legionella nas águas termais, ao contrário do que deixou entender o delegado de saúde. “Eu não tenho conhecimento disso. Sei que o resultado positivo que tivemos veio na véspera do dia em que saiu o comunicado (5 de Janeiro)”, afirmou.Foi-nos referido que continuam até ao final de Fevereiro “as intervenções correctivas nas infraestruturas técnicas”. A suspensão envolve apenas a área de hidrobalneoterpia, mantendo-se em funcionamento as restantes actividades, nomeadamente as massagens, bem como o internamento de ortopedia, as consultas de psiquiatria e os tratamentos de medicina física e de reabilitação.
Para que as termas reabram são necessárias três análises consecutivas sem a presença da bactéria.

Pedro Antunes
pantunes@gazetacaldas.com

Se achou este artigo interessante, adicione-o aos seus "Social bookmarks"

Deixe-nos a sua opinião




Artigos relacionados:

Breves
Teatro na escola

Enviar artigo [...]


Actuais
Edição impressa
capa da edição4900Capa da Edição #4900capa da edição4900Download Adobe PDF Reader
Crónicas
 
 
 

2010 Gazeta das Caldas | Desenvolvido por Janela Digital