OCORRÊNCIAS POLICIAIS – Mais um incêndio em águas-furtadas nas Caldas da Rainha

0
746
Foi maior o aparato do que as consequências do fogo

Um prédio na Praça 5 de Outubro, onde funciona o snack-bar Real Sabor, ficou sem o telhado na sequência de um incêndio nas águas-furtadas, que deflagrou cerca das 21h00 de 7 de Março.
A rápida acção dos bombeiros das Caldas evitou que o fogo se propagasse para os edifícios contíguos ou para além das águas-furtadas.
De acordo com Nelson Cruz, segundo comandante dos bombeiros caldenses, estes, mal chegaram ao local, iniciaram não só o combate, mas também a protecção aos prédios vizinhos. “São edifícios antigos e em madeira, o que poderia ter tornado o cenário pior”, disse. Felizmente não houve maiores consequências para além da destruição do telhado e das águas-furtadas.
O proprietário do edifício e do snack-bar, Francisco Antunes, foi surpreendido ao princípio da noite com os avisos de que cheirava a fumo. “Quando vim cá fora espreitar, já a parte de cima estava tomada pelo fogo”, disse à Gazeta das Caldas.
Francisco Antunes é também bombeiro e por isso tomou de imediato medidas para conter o fogo, tendo utilizado dois extintores para tentar apagá-lo. “Já não consegui fazer nada”, referiu.No primeiro andar, por debaixo das águas-furtadas, estavam os seus três filhos e o pai, que, apesar do susto, saíram ilesos.
“Não faço ideia do que possa ter provocado o fogo. Ainda esta tarde estive lá em cima e não havia lá nada que pudesse provocar um incêndio”, comentou.
Sem possibilidade de dormir na sua casa, Francisco Antunes aceitou o convite para se instalar provisoriamente num edifício vizinho com a sua família, composta pelo seu pai, esposa e três filhos.
Nuno Carvalheiro também estava no snack-bar quando deram pelo fogo. “Nós estávamos cá em baixo e começou a sair fumo por cima. Ainda tentámos apagar, mas não conseguimos”, contou ao nosso jornal, já aliviado, depois do incêndio já ter sido apagado.
Quem também apanhou um grande susto foi Maria da Conceição Silva, que mora mesmo ao lado do local do incêndio e estava já a dormir, quando uma vizinha a avisou do que estava a acontecer. Desceu rapidamente, na altura em que os bombeiros estavam a chegar. Embora a sua casa não tivesse sido afectada, Maria da Conceição Silva acabou por passar a noite noutro local por causa do fumo.

Roubaram equipamentos de som e luz ao Green Hill

A discoteca Green Hill, na Foz do Arelho, não funcionou no passado fim-de-semana, 10 e 11 de Março, depois de ter sido assaltada na madrugada de 8 de Março.
Foram roubados os equipamentos de luz e de som de todos os espaços da discoteca (duas pistas e a danceteria no primeiro andar).
Segundo Ricardo Romão, um dos proprietários do espaço, não havia sinais de arrombamento e o alarme não tocou.
A discoteca reabre este sábado, 17 de Março, com uma festa dedicada aos clássicos da música da primeira década deste século.

Assaltos e detenções

Quatro estabelecimentos comerciais foram assaltados a 5 de Março nas freguesias caldenses de Santa Catarina, Coto, Tornada e em Casais de Mestre Mendo (Peniche). No mesmo dia assaltaram ainda três casas no Vau, na Consolação e Casais de Mestre Mendo. Houve também a registar um furto num estaleiro na Serra do Bouro, ao interior de uma viatura na Serra d’El Rei, a um armário de distribuição da EDP nas Gaeiras e o roubo de um carro no Vau.
Nesse dia a PSP de Peniche deteve um homem de 30 anos por suspeita de um assalto a uma casa e roubo, sob ameaça de uma arma branca um taxista.
Segundo a polícia, o detido terá furtado de um anexo da habitação um aquecedor, um par de sandálias e três pares de botas.
De acordo com as investigações da PSP, o mesmo homem tinha, momentos antes, efectuado um roubo, com ameaça de arma branca, a um taxista que lhe entregou uma bolsa com 29,50 euros.
No dia seguinte furtaram uma mota em Óbidos e uma máquina de tabaco na Roliça. Em Alfeizerão foi assaltada uma casa. A GNR deteve um homem em Alfeizerão pela posse ilegal de arma.
Um jovem de 17 anos foi detido pela PSP da Nazaré, a 6 de Março, com haxixe suficiente para a confecção de 50 doses individuais.
Nesse dia, também na Nazaré, outro jovem, com 19 anos foi apanhado no interior de uma casa que estaria a assaltar. Eram 7h30 da manhã quando a polícia foi avisada do assalto a uma residência, tendo-se deslocado de imediato para o local.
O ladrão tinha na sua posse um rádio, um leitor de DVDs e um conjunto de som que se preparava para retirar do interior da residência.
Foram ainda apreendidos quatro maços de tabaco, uma lanterna e um machado de cozinha, utilizado para partir a janela da casa.
Os assaltos ao cobre voltaram a 7 de Março, em A-dos-Negros, Amoreira, Carvalhal Benfeito, Nadadouro, Óbidos e Olho Marinho. No mesmo dia assaltaram duas casas, no Vau e na Delgada, e uma viatura no Vale Covo.
A 8 de Março houve mais furtos de cobre em Casal Areia, Covões e Évora de Alcobaça. Foram também assaltadas quatro casas em Salir do Porto, Cela, Atouguia da Baleia e Valado dos Frades. Nas Caldas assaltaram uma viatura e em Peniche um estaleiro e um estabelecimento comercial. No Bombarral foi roubado um veículo.
Os assaltos continuaram a 10 de Março, em duas residências, nas Caldas e no Bombarral, e quatro veículos (Caldas, Peniche, Bombarral e São Mamede).
Uma cidadã estrangeira de 39 anos foi detida pela PSP de Alcobaça, no final da tarde de 11 de Março, depois de ter sido interceptada num estabelecimento comercial com um saco cheio de artigos de beleza que pretenderia furtar.
A mulher foi apanhada já depois da linha de caixas do estabelecimento com um saco, no qual estavam artigos avaliados em 377,86 euros.
No mesmo dia foram assaltadas duas casas em Santa Catarina e em Tornada (onde também assaltaram um armazém), uma viatura em Salir de Matos e roubado um veículo em Tornada. Em Ferrel também furtaram uma viatura e no Bombarral chapas de matrícula.
A PSP apreendeu, a 12 de Março, 217 DVDs pirateados que estavam à venda no mercado semanal das Caldas da Rainha.
Durante o policiamento ao recinto da feira, os agentes aperceberam-se da venda do material contrafeito, apesar da vendedora, de 49 anos, tentar ocultar os DVDS com uma toalha que tinha agarrada uma série de peças de vestuário.
Também no dia 12, a polícia caldense recuperou um carro, avaliado em cinco mil euros, que tinha sido furtado em Queluz, em Outubro de 2011.

Detidos por excesso de álcool e falta de carta de condução

Um homem foi detido, a 5 de Março, pela GNR das Caldas, em Tornada, por conduzir sem carta. No dia seguinte a GNR do Bombarral deteve um cidadão estrangeiroque conduzia com excesso de álcool.
No dia 6, na Nazaré, a PSP deteve um jovem de 17 anos que conduzia uma mota sem ter carta.
A 9 de Março foram detidos dois condutores, no Landal e no Bombarral, por condução sem carta, e outro, no Nadadouro, por conduzir uma viatura apreendida.
Durante o passado fim-de-semana, nas madrugadas de 10 e 11 de Março, a PSP das Caldas da Rainha deteve dois indivíduos, ambos com 43 anos, que conduziam excesso de álcool (1,44 e 2,57 gr/l). O primeiro detido não possuía seguro de responsabilidade civil obrigatório da viatura e o segundo condutor encontra-se em situação ilegal no território nacional.
A GNR, a 10 de Março, também deteve dois condutores, Óbidos e nas Caldas, com taxas de alcoolémia de 2.08 gr/l e 3,15 gr/l. No dia 11 foram detidos pela Guarda dois condutores, com 1,40 gr/l e 1,95 gr/l, no Bombarral e nas Caldas.
De 5 a 11 de Março a GNR das Caldas da Rainha registou na área do seu destacamento territorial um total de 29 acidentes, dos quais resultaram seis feridos ligeiros.

Pedro Antunes

pantunes@gazetadascaldas.pt

Solidariedade com família afectada por incêndio

Na passada terça-feira chegou à nossa redacção uma iniciativa solidária para ajudar a família de Francisco Branco, (composta por três adultos e três menores) a recuperar o telhado da sua casa. Maria João Menino, que nos contactou, e Rita Brito tornaram público o NIB 003501520000230850086 (CGD) onde quem quiser participar poderá ali depositar um donativo. A conta está aberta em nome de Sónia Nunes, esposa de Francisco Antunes e nora de Francisco Branco.

C.C.