Soutocico vai enterrar o bacalhau

2
1015
Este evento popular conta com 300 figurantes que fazem de padres, freiras, bispo, pescadores, varinas e músicos

De quatro em quatro anos a aldeia do Soutocico (Leiria) comemora o Enterro do Bacalhau, uma tradição antiga que volta a cumprir-se logo à noite (14 de Abril), às 21h00, num evento que reúne toda a população sob a égide do clube recreativo e desportivo local.
Em palco, ou melhor, nas ruas do Soutocico, vão estar 300 figurantes que fazem de padres, freiras, bispo, sacristão, pescadores, varinas e músicos, que vão proceder ao enterro do bacalhau por um percurso de 1,5 quilómetros que inclui paragens onde são declamados o sermão Vida e Morte do Bacalhau, o sermão Testamento do Bacalhau e o sermão Ezéquias do Bacalhau. Todos, naturalmente, de corrosivo cariz humorístico.
O cortejo termina junto à cova onde, perante os cânticos e choro das carpideiras, é feito o julgamento do Judas que conta com a declamação de último sermão dedicado ao Julgamento do Judas e à Queima do Judas.
Em paralelo, e aproveitando a alusão ao fiel amigo, decorre o 4º Congresso Gastronómico do Bacalhau, que começa um pouco mais cedo, às 19h00.

C.C.

Excerto do sermão de 2004 da Vida e Morte do Bacalhau

Até que, um dia, alguém descobriu, lá nas profundezas do oceano, um líquido negro e nauseabundo chamado petróleo.
Cheios de cobiça, os Senhores do Mundo traçaram um plano infame para se apoderarem do reino do fiel amigo e das riquezas escondidas no seu subsolo.Disseram que o bacalhau era terrorista e que constituía uma ameaça à paz e à segurança da humanidade. […]
Mas as desgraças do ZéPovinho não ficaram por aí.
Numa decisão repentina e injusta, uma coisa chamada ASAE encerrou todas as tascas e tabernas onde o povo habitualmente afogava as suas mágoas em vinho.
Proibiu as pataniscas, os pastéis e as punhetas …de bacalhau.
O Zé Povinho […]
Indignado, saiu à rua.
Exigiu do governo pão, trabalho e melhor qualidade de vida… mas não valeu a pena.
Em lugar de pão, aumentaram-lhe o IVA e o preço dos combustíveis.
Em vez de trabalho, arranjaram-lhe biscates como arrumador de carros.
[…] Destroçado, o Zé Povinho olhou em volta e viu que, contrastando com a falta de caras de bacalhau nas lojas, havia no país cada vez mais caras de cu…
E a vida do Zé Povinho não parou de piorar.
[…] E à noite […] murmurava as suas preces, sonhando
com o retorno do fiel amigo:
Santa uva que estás na parreira, purificada sejas no lagar,assim em casa como no campo.
Venha a nós[…]
Não nos deixeis cair […] e Ámen.
Meus irmãos, ide em paz,[…]

2 COMENTÁRIOS

  1. §Parabéns a todos quanto trabalharam para que este evento se tornasse possível. Logística, fotógrafos, jornalistas, pais, Atletas do CRD Soutocico (todos escalões),Pais, Téc. Sup. Serv. Social, Treinadores, Presidente. Deu muito trabalho alguns sustos mas tudo correu melhor que previsto até S. Pedro nos protegeu e 90 % do trajeto…..Foi maravilhoso participar e sentir o quanto o povo unido é forte….