Ministro da Educação visitou quase de surpresa Centro Escolar em Rio Maior

0
805
No final do seu discurso Nuno Crato ouviu aplausos dos docentes presentes

Numa altura em que os membros do governo são alvo de apupos em vários locais do país, o ministro da Educação, Nuno Crato, foi recebido, a 19 de Setembro sem contestação no Centro Escolar Poeta Ruy Belo, em São João da Ribeira (Rio Maior).
O ministro optou por visitar uma nova escola numa discreta povoação a 13 de quilómetros de Rio Maior no âmbito do arranque do ano lectivo 2012/13. A visita foi anunciada aos jornalistas na noite anterior e alguns professores só souberam da presença do governante no próprio dia. No final do seu discurso até ouviu aplausos dos docentes presentes.
“Nós estamos a visitar vários centros escolares e escolas por todo o país. O ano escolar arrancou a semana passada, com grande sucesso. Hoje [19 de Setembro] há apenas cinco escolas, em 1700 estabelecimentos escolares, com problemas no seu arranque”, revelou o ministro.

O ministro falou com algumas crianças nas salas de aula

Nuno Crato referiu que os directores das escolas têm dito que “este ano têm arrancado com melhores soluções do que o ano passado e que as coisas estão a correr melhor”.
Depois do arranque oficial das aulas, o ministro quer visitar as escolas para “saber como as coisas estão a correr e falar com os professores, agora com mais calma sobre a programação do ano lectivo e os aspectos importantes que introduzimos”.
No final da visita, Nuno Crato fez questão de reunir com os professores da escola, e com autarcas e responsáveis regionais da Educação, para tratar de assuntos como a preparação para a prova final do quarto ano de escolaridade e as novas metas de aprendizagem.
O ministro respondeu ainda às críticas da Fenprof, que o acusou de ter mentido sobre a mobilidade especial dos professores, reafirmando que essa questão não está em cima da mesa.
“Eles deviam conhecer a realidade antes de fazer afirmações dessas”, disse, mantendo o que disse a 19 de Julho na Assembleia da República. “Tudo o que disse no Parlamento continua a ser verdade”, ou seja, não vai haver mobilidade especial dos professores. Na sua opinião, os sindicatos fizeram uma “leitura apressada” das Grandes Opções do Plano.

Centro Escolar Poeta Ruy Belo custou 1,2 milhões de euros

O Centro Escolar Poeta Ruy Belo foi inaugurado a 9 de Setembro. Custou 1,2 milhões de euros, pagos pela autarquia e fundos comunitários, e tem capacidade para 250 crianças do pré-escolar e 1º Ciclo, oriundas das freguesias de São João da Ribeira, Ribeira de São João, Malaqueijo, Marmeleira, Assentiz, Arrouquelas e Azambujeira.
O município vai assegurar também os transportes e as refeições das crianças deste centro.
O centro escolar tem refeitório, um espaço amplo de recreio, campo de jogos e biblioteca.
Segundo a presidente da Câmara de Rio Maior, Isaura Morais, como este é o quarto centro escolar construído no concelho “já temos a obrigação de ter aprendido com algumas questões que houve necessidade de corrigir nos outros”.
Abordando a contestação ao encerramento de algumas escolas nas aldeias, Isaura Morais sublinhou que “o benefício e a excelência das instalações fazem com que as crianças tenham uma mais-valia com estes centros escolares”.
Apesar de a escola ser nova, num dia quente ainda de Verão, era notória que estava uma temperatura demasiada alta nas salas de aula. Questionado pela Gazeta das Caldas, o ministro Nuno Crato brincou com o facto de estar de fato e gravata, mas que achou que as crianças estavam “bastante razoáveis” em relação à temperatura.
No seu discurso, no final da visita em que falou com professores e alunos, Nuno Crato, disse ter ficado muito feliz “por ver uma escola tão bonita, com professores entusiasmados e competentes”.
O nome atribuído ao centro escolar deve-se ao facto deste poeta, pedagogo e ensaísta ter nascido em São João da Ribeira. É considerado um dos maiores poetas portugueses da segunda metade do século XX.

Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt

Visitas adiadas e sem aviso prévio
Duas semanas depois de ter sido abortada uma visita do ministro da Educação à Benedita (que incluía também a visita do primeiro-ministro, Passos Coelho), Nuno Crato foi a Rio Maior de forma discreta, tendo o evento passado quase despercebido na comunicação social nacional.
Só na véspera, pelas 20h00, é que foi enviado um comunicado para as redacções. Um assessor de imprensa do Ministério da Educação admitiu inclusivamente que só por essa hora é que também soube da visita.
No passado dia 12 de Setembro chegou a estar preparada a visita de Passos Coelho e Nuno Crato ao Externato Cooperativo da Benedita. Gazeta das Caldas apurou que a Câmara Municipal e a direcção da escola foram avisadas, que houve reunião conjunta destas entidades com um assessor do governo para fazer os preparativos da visita, e que uma equipa de segurança do primeiro-ministro esteve no terreno também a preparar o evento.
Na véspera, porém, a visita foi abortada sem quaisquer explicações. Curiosamente, contactados os gabinetes de Passos Coelho e de Nuno Crato ambos garantiram que a visita nunca estivera agendada.
Durante o consulado de José Sócrates a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, realizou – numa fase em que era muito contestada pelos professores – várias visitas surpresa a escolas. Uma dessas visitas, sem aviso prévio e sem que a própria comunidade educativa tivesse conhecimento, foi à Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro.

C.C.