Documentário de caldense sobre Olga Prats passa na RTP 2

0
1324

No próximo dia 18 de Novembro (domingo), pelas 21h00, será emitido na RTP 2 o documentário “Olga Prats e os compositores portugueses”, que foi realizado pelo caldense Miguel Costa e conta com a colaboração da pianista e de alguns dos mais importantes compositores da música erudita portuguesa dos séculos XX e XXI.
O filme tem a duração de uma hora e faz uma retrospectiva da música portuguesa dos séculos XX e XXI. Tem como mote o contacto directo que a pianista teve com alguns dos maiores compositores e intérpretes da música erudita em Portugal, como Fernando Lopes Graça, António Victorino D´Almeida, Constança Capdeville, Sérgio Azevedo, Artur Pizarro e Opus Ensemble, entre outros. Olga Prats também trabalhou com as actrizes Eunice Muñoz e Maria do Céu Guerra e essas memórias constam igualmente deste filme.
O documentário exibe duas entrevistas realizadas no palco principal do Teatro São Luiz e no Museu Nacional da Música Portuguesa, onde a pianista intercala interpretações de temas  com relatos pessoais das vivências com compositores, músicos e actores. A pianista vai partilhar com o público histórias privadas, “numa autêntica viagem relatada por quem a viveu”, pode ler-se em nota sobre o filme.
As “histórias” serão intercaladas por excertos de espectáculos ao vivo de Olga Prats, a solo e em conjunto. Muitas das imagens que Miguel Costa escolheu para o documentário pertencem ao arquivo da RTP.
O realizador Miguel Costa é também o responsável pelo filme ”O Tempo das Bruxas” da autoria do maestro Victorino de’Almeida e de um documentário sobre Ferreira da Silva. Os dois filmes foram apresentados recentemente nas Caldas da Rainha, no Vivacine e no CCC, respectivamente.
N.N.