Peniche evoca fuga de Álvaro Cunhal da cadeia do forte

0
675
Foto Solange Filipe

No ano em que se assinala o centenário do nascimento do histórico líder comunista Álvaro Cunhal (1913), a autarquia de Peniche evocou, na passada quinta-feira, a fuga colectiva da cadeia do Forte de Peniche que ocorreu a 3 de Janeiro de 1960.
Participaram nessa fuga, além de Álvaro Cunhal, outros resistentes antifascistas, como Joaquim Gomes, Francisco Miguel, Guilherme da Costa Carvalho, Pedro Soares, Carlos Costa, Jaime Serra, Rogério de Carvalho, José Carlos e Francisco Martins Rodrigues.
No seguimento de uma política de evocação da memória associada ao movimento de resistência antifascista, a Câmara de Peniche e a União dos Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP), desenvolvem um projecto de levantamento documental de todos os presos políticos que cumpriram pena naquela cadeia por crime de delito de opinião durante o período de vigência da ditadura fascista (1933-1974).
Este trabalho terá como objectivo a edificação de um memorial para homenagear publicamente os presos no Forte de Peniche, que marcaram a memória colectiva daquela comunidade piscatória.

F.F.