COZINHA CRIATIVA – EHTO vai eleger as duas melhores ementas do ano

0
747

Notícias das CaldasTodos os alunos do curso de Cozinha e Pastelaria da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), já apresentaram os seus trabalhos no âmbito da iniciativa Cozinhas de Autor, mas está previsto que até ao final deste mês o restaurante de aplicação do estabelecimento de ensino promova dois dias com as melhores ementas do ano.
No último dia em que a Gazeta das Caldas fez reportagem deste evento, 26 de Abril, Pedro Silvério e Vítor Carvalho apresentaram duas ementas distintas.
Face à impossibilidade de podermos provar os pratos de ambos, optámos pelas escolhas de Pedro Silvério, que apresentou uma ementa inspirada na cozinha do chef inglês, Jamie Oliver, de quem é fã e seguidor.
O almoço começou com uma entrada de polvo de grão de bico e vinagrete de penca (couve), seguindo-se um creme de abóbora, mousse de requeijão e pinhão. O primeiro prato principal foi lombo de atum, braseado, com ratatouille e creme de alho, e o segundo foi filet mignon com puré de castanhas e cenoura, e espargos salteados. A sobremesa foi mousse de avelã com praliné de amêndoas e ravioli de Porto.

“Quis adaptar a cozinha portuguesa a uma influência mais gourmet”, explicou o jovem chef. O mais complicado acabou por ser o ter de preparar tudo no próprio dia, tendo em conta que foi a seguir ao feriado do 25 de Abril.
Pedro Silvério tem 20 anos e é de Abrantes. O aluno foi transferido este ano lectivo da Escola de Santarém, depois desta ter encerrado. A sua opção pelo curso de Cozinha e Pastelaria tem a ver com o seu interesse pelos cozinhados. “A minha avó trabalhava numa casa particular em Lisboa e cozinhou a vida toda, por isso passou-me esse gosto pela cozinha”, contou.
Na escola das Caldas encontrou melhores condições, mas tem algumas saudades do estabelecimento de ensino em Santarém. “Como não tínhamos boas condições, tínhamos que nos esforçar mais”, disse. O mais complicado é a viagem de Abrantes para Caldas da Rainha, porque não existem transportes com ligação directa.
Quando terminar o curso Pedro Silvério está a pensar em emigrar para a Suíça ou para a Alemanha, onde já tem alguns contactos. “A situação do país não é boa e também não deve melhorar tão cedo”, lamentou.
Vítor Carvalho, que tem 18 anos e é de Lisboa, apresentou uma ementa com base em frutas que começou com uma salada de gambas com laranja, seguindo-se um vichyssoise de pêra. Os pratos principais foram filetes de linguado com risoto de ananás e codorniz com uvas e batata rendada. A terminar, cheesecake de amora e chocolate.
No total, os dois alunos serviram 24 refeições, algumas delas aos próprios colegas da escola. O chefe de sala nesse dia foi Alexandre Costa e o escanção Álvaro Marçal. P.A.