O curso de Design de Produto com cerâmica e vidro vai abrir este ano na ESAD

0
1072

Foi recentemente aprovado e já publicado em Diário da República o novo curso da ESAD. O anterior curso de Design de Cerâmica e Vidro viu alargado o seu âmbito para captar novos públicos e foi substituído pelo de Design de Produto – Cerâmica e Vidro a fim de garantir, segundo o site da escola, “uma sólida formação na  área do Design de Produto e uma especialização tecnológica focada na concepção e no desenvolvimento de produtos cerâmicos e de vidro, tanto para o sector industrial como para o de manufactura/craft”.
O desenvolvimento e o design de produto no âmbito do curso, abrange várias tipologias de objectos materiais tais como o tableware e cookware, packaging, luminária, equipamentos e produtos para arquitectura e urbanismo (pavimentos e revestimentos, cerâmicos de construção, sanitários e mobiliário urbano); joalharia e acessórios de moda.  
A estrutura curricular do curso vai permitir dotar os alunos das competências teóricas e dos instrumentos práticos nas áreas da concepção, do desenho, do desenvolvimento de modelos, da natureza e atributos dos materiais, no domínio dos processamentos industriais e artesanais, necessários ao exercício profissional no âmbito do design de produto.
Esta foi a forma encontrada para fazer a renovação de um curso que vinha a perder alunos dada a crise do sector a que se dirigia, alargando desta forma o seu conteúdo a áreas mais vastas de multimateriais, mas mantendo alguma importância para os sectores tradicionais da cerâmica e vidro, com relevo nesta região.
Prototipagem virtual e fabricação aditiva

A ESAD possui vários espaços oficinais especializados em cerâmica, vidro, gesso, madeiras, polímeros, metais, prototipagem digital, fotografia, audiovisuais e edição digital. A par da permanente ligação do curso à indústria e à comunidade na realização de projectos em parceria, o curso oferece ainda aos alunos a oportunidade de frequentarem cursos de formação profissional complementar (certificados pelo IEFP), nas áreas da Olaria, Modelação em Gesso, Vidro Soprado, Casting e Pâte de Verre), a realizar no Cencal, tanto nas Caldas da Rainha como na Marinha Grande.
O novo curso é reconhecido pelo despacho nº 3448/2013 e já tinha sido acreditado pela Agencia de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior. Foi ainda registado na Direcção Geral do Ensino Superior. O curso de Design de Produto – Cerâmica e Vidro vai conferir o grau de licenciatura e tem a duração de seis semestres, ou seja, três anos.
De salientar ainda que o curso no 2º semestre do 3º ano tem duas alternativas, uma do desenvolvimento de um projecto final na escola e outra integrado numa empresa. Também no currículo do curso são incluídas formações em áreas inovadoras como da representação digital em duas e três dimensões, tal como a prototipagem virtual e fabricação aditiva, uma das tecnologias em que a escola caldense está mais avançada a nível nacional.

N.N.