Grupo convida caldenses para uma corrida nocturna na cidade

0
669

Um grupo de corrida das Caldas da Rainha está a convidar todos os caldenses para participarem num treino nocturno pela cidade, na noite da próxima quarta-feira, 7 de Agosto.
Com partida às 21h30 na Praça da Fruta, a corrida irá ter dois percursos: um mais curto (cinco quilómetros), para todos os que queiram iniciar este tipo de actividade, e outro mais longo (10 quilómetros).
Ambos os percursos são realizados num ritmo descontraído, onde o objectivo é desfrutar da prática desportiva em companhia de amigos.
Qualquer pessoa poderá participar, bastando comparecer à hora marcada devidamente equipado, levar água e uma luz frontal de iluminação.
O grupo, que se auto-intula “Não Fazemos nem mais um…km”, foi criado oficialmente há três meses e já tem mais de 100 elementos.
Numa base completamente informal, definem-se como um “grupo composto por pessoal que gosta de correr, e conversar enquanto corre”.
Começaram por ser só um pequeno grupo de amigos que se juntava para correr, mas entretanto passaram a participar em provas de atletismo e de trail.
Para facilitar as comunicações, combinarem treinos e falarem de provas criaram uma página do Facebook (www.facebook.com/groups/551128241594328).
Para além do nome que escolheram, que alude a uma expressão tipicamente associada às Caldas da Rainha, a ligação à cidade está igualmente presente na imagem adoptada pelo grupo, que escolheu o Zé Povinho para ilustrar a identidade gráfica.
Todas as semanas há propostas de novos trilhos, percursos e provas. Qualquer um dos elementos pode propor dias e horas de corridas, o que permite uma actividade constante e a possibilidade de em qualquer altura se escolher um evento para participar.
Os treinos são regulares e percorrem vários locais do concelho e da região, à descoberta de trilhos. Estes podem acontecer de manhã, ao final da tarde ou à noite, e terem mais ou menos quilómetros. Há por isso propostas para todos os gostos e níveis físicos.
A corrida é uma modalidade que tem tido um enorme crescimento e este género de grupos multiplicam-se pelas principais cidades do país e do mundo.
Recentemente, a 22 de Julho, o grupo associou-se ao projecto SeaSide Run, do professor Pedro Coelho, numa passagem pela região. Vários elementos acompanharam, numa noite de luar, os 32 quilómetros de uma etapa que decorreu da praia do Bom Sucesso até à praia da Consolação.

Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt