Crianças visitaram grutas no Bombarral

2
936

As crianças que estão a participar nos Ateliês de Verão no Bombarral visitaram, a 24 de Julho, alguns dos principais sítios arqueológicos do concelho.
A visita teve início na Necrópole da Serra da Roupa, perto da Columbeira, onde os participantes experimentaram o desenho arqueológico, fazendo uso de uma quadrícula montada para o efeito, como explicou a arqueóloga municipal Cláudia Manso. “A simulação de um ambiente de escavação implicou que os jovens aprendessem também a coordenar e a recolher artefactos arqueológicos”, disse.
Da parte tarde, no Vale do Rôto, a equipa foi desafiada a relocalizar um sítio arqueológico algo desconhecido entre o conjunto de grutas da Columbeira.
Como referiu a arqueóloga, trata-se da Lapa do Suão II, uma gruta intervencionada entre 1979 e 1982, ainda no âmbito presença da missão arqueológica francesa no Bombarral, sob a direcção do abade Jean Roche.
Aqui as crianças fizeram uma fotografia de conjunto “que premiou o enormíssimo esforço de escalada que resultou na sua redescoberta, apenas possível graças à colaboração do voluntário José Bonifácio”, frisou Cláudia Manso. Este local não era visitado há mais de 30 anos.
O grupo também entrou na Gruta da Água, na Gruta Nova, na Gruta do Caixão, na Lapa Larga e na Lapa do Suão.
P.A.

2 COMENTÁRIOS

  1. Ateliês……….!!
    O jornalista devia ter vaidade em falar portugues e não querer mostrar que sabe frances!