Um presépio com 400 figuras nas Gaeiras

0
1395

O presépio animado volta a estar exposto no nº 15 da Rua de Santo António, nas Gaeiras, entre os dias 8 de Dezembro e 5 de Janeiro. Depois de, no ano passado ter participado numa mostra em Peniche, Ricardo Roque, de 23 anos, regressa a casa para ali construir um presépio com cerca de 15 metros quadrados, que promete atrair muitos visitantes, à semelhança do que já aconteceu em anos anteriores.
Sob uma base de musgo natural dispõem-se cerca de 400 figuras, muitas delas animadas, como é o caso da igreja, em que o sino está sempre a tocar, as velas do moinho que rodam, ou a cascata com a água a correr. Este ano Ricardo Roque juntou-lhe uma azenha, uma nora, a casa do ferreiro e a da padeira, cujo forno está aceso.
Grande parte das peças foram feitas pelo jovem gaeirense com a ajuda dos pais e da esposa. Quinze voluntários, entre vizinhos e amigos, ajudaram nos preparativos e na montagem do presépio, que começou em inícios de Setembro e que, a 1 de Dezembro já estava a funcionar, faltando apenas afinar uns pormenores para a abertura, que terá lugar na tarde de domingo, dia 8 de Dezembro.
Desde pequeno que Ricardo Roque gosta de fazer o presépio e acalentava o sonho de o construir em grandes dimensões. Há quatro anos que começou a dar forma a essa ideia e, desde então, tem criado cada vez mais peças para o completar. E promete não ficar por aqui pois já anda a preparar novidades.
Já este ano, além do presépio animado ser de maiores dimensões, é possível encontrar também a representação da Sagrada Família. Feito exclusivamente em materiais reciclados, Ricardo Roque apresenta um S. José com cerca de dois metros e uma Nossa Senhora de metro e meio, que aconchegam o menino, deitado numa manjedoura e “aquecido” com palha natural.
Também novidade é a exposição de presépios, que inclui diversas peças que são pertença do jovem e muitas outras, de artistas locais, para comercialização. Entre os trabalhos expostos, estão alguns feitos em arame ou tricot, da autoria da artesã Paula Quitério, de Valado dos Frades, ou outros pintados à mão pela gaeirense Diana Reis.
A jovem Diana Reis está pela primeira vez a expor com Ricardo Roque, mas em anos anteriores tem mostrado os seus trabalhos na Grande Exposição de Presépios que decorre nas Gaeiras. Desempregada, está a tirar um curso de cerâmica criativa no Cencal e gostaria de se dedicar à cerâmica e artesanato.
“O facto de haver estas exposições ajuda a divulgar o trabalho dos artesãos”, diz a jovem que está expectante relativamente aos resultados deste ano.
Os preços das peças variam entre os quatro e os 50 euros.
O presépio será inaugurado no próximo domingo pelas 15h00 e estará aberto entre as 14h00 e as 19h00, nos dias úteis, e entre as 14h00 e as 20h00, aos fins-de-semana e feriados. As entradas são livres.

Exposição de presépios inaugura amanhã

Amanhã, 7 de Dezembro, pelas 15h00, será inaugurada a Grande Exposição de Presépio, que este ano vai ter lugar num novo espaço, no Externato Vidas em Flor, situado na rua da Corujeira, n.º 20, no Alto das Gaeiras.
Patentes estarão mais de um milhar de presépios, da autoria de 84 artistas, dos quais mais de duas dezenas marcam presença pela primeira vez na mostra.
Os materiais que utilizam para a representação da sagrada família são os mais diversos, desde o barro,  joalharia, papel, ferro, trapologia, plantas naturais, vidro, plástico, ovos, madeira, lãs e materiais reciclados. Entre as novidades estão os artistas que fazem presépios em cera, em estalaglites, ou mesmo em bolacha.
Durante o evento estarão vários artesãos a trabalhar ao vivo, nomeadamente Paula Clemente, Cristina Carreira, José Tanganho e o casal Anabela e Nuno Justino.
Patente estará também o Presépio Tradicional dos Avós, com quatro metros quadrados e 2,80 metros de altura, da autoria do caldense Américo Barros.
A VII Grande Exposição de Presépios da vila de Gaeiras é organizada pela Junta de Freguesia e está integrada no Óbidos Vila Natal. Com estradas livres, estará aberta durante a semana entre as 14h30 e as 18h00 e aos sábados, domingos e feriados, entre as 14h30 e as 20h00.

Fátima Ferreira

fferreira@gazetadascaldas.pt