Jogos de luz e cor vão animar Vila Natal

0
597

A Vila Natal terá aberto as suas portas ontem e promete muita cor e animação até 1 de Janeiro de 2014. A edição deste ano traz à vila artistas internacionais que irão realizar espectáculos de luz pelas suas praças e ruas.
Intitulado “Praça-Luz”, este evento da responsabilidade da Culturproject, que é a grande atracção da Vila Natal este ano, engloba num conjunto de espectáculos de luz no interior do casco amuralhado da vila de Óbidos, a decorrer na época natalícia e com actividades pontuais projectadas até Junho de 2014. Esta programação integra obras de arte pública, nomeadamente projecção sobre fachada, instalações distribuídas pelo tecido urbano e actividades pedagógicas sobre iluminação arquitectural efémera.
Os húngaros Limelight irão realizar uma original projecção vídeo mapping na fachada da Igreja de Santiago, procurando transfigurar a imagem da fachada, utilizando-a como um verdadeiro “ecrã” arquitectónico. Será contada “uma narrativa audiovisual, partindo da história e do mito de Santa Luzia, num farol de imagens em movimento que transportarão o visitante para mundos paralelos de imaginação e cor”, refere a organização.
Ainda na área de vídeo mapping os belgas Het Pakt, preparam-se para criar em Óbidos verdadeiras experiências contagiantes, convidando o publico a entrar em “mundos poéticos” em que os mais estranhos desejos estão representados na Tenda dos Aplausos, na Tenda das Carícias ou na Tenda dos Apertos de Mão.
Alessandro Lupi desenvolverá duas instalações de iluminação arquitectural, a partir do tema genérico da árvore, símbolo de vida, de renovação e de natureza, tendo como matéria as sombras. Os jovens polacos Joachim Slugocki e Katarzyna Malejka trabalham em conjunto uma linguagem híbrida entre a pintura e o vídeo, trazendo a Óbidos uma instalação modular que consiste em linhas muito coloridas, criando no espaço da intervenção uma interferência quase psicadélica.
Também na Praça de Santa Maria e na Capela da Praça de S. Pedro será possível assistir a intervenções e a workshops da responsabilidade da Visual Stimuli.


Pista de gelo com 300 metros quadrados

No recinto da cerca do castelo serão criados diversos ambientes, com inspiração nas quatro estações do ano, em que a luz marcará também presença em figurado, apelando a uma época de Paz e solidariedade.
O Pai Natal estará numa quinta com vários animais, havendo um mercado de Natal e um bar de gelo em forma de iceberg, que terá uma componente mais infantil, para que todos, em família, possam usufruir deste espaço.
A pista de gelo terá 300 metros quadrados, a maior que o evento já teve ao dispor dos patinadores, e haverá também uma rampa de gelo com 25 metros de comprimento.
A autarquia está também a organizar, em conjunto com as colectividades, um mercado de Natal, envolvendo também as associações na sua animação. Resultado de uma parceria com o Museu do Brincar, estará patente uma exposição na Galeria do Pelourinho e haverá artesanato ao vivo no EPIC.
O investimento nesta edição da Vila Natal ronda os 200 mil euros e conta com o apoio do Turismo do Centro.
O bilhete custa cinco euros até 17 de Dezembro e depois dessa data, e após as férias escolares, custa seis euros.
Os munícipes terão entrada gratuita no evento à quinta e sexta-feira.

Fátima Ferreira

fferreira@gazetadascaldas.pt