Agenda Cultural

-> Publicado a 31 de Janeiro de 2014 . Na categoria: Acontecimentos Culturais Agenda . Seja o primeiro a comentar este artigo.
Reduzir tamanho de letra Aumentar tamanho de letra Impressão optimizada do artigo Enviar por email

Caldas da Rainha

Cancro com Humor”
no Centro da Juventude

Gala Careca Power é como se designa  o espectáculo que decorre amanhã 1 de Fevereiro, pelas 21h00, no Centro da Juventude. É organizado pela Associação Cancro com Humor e as entradas são livres.
N.N.
Contos Desenhados no Museu Malhoa
“Contos Desenhados” é como se designa a exposição da ilustradora Susana Matos que está patente no Museu Malhoa.
Nos dias 31 de Janeiro e 14 de Fevereiro, entre as 10h00 e as 11h30, vão decorrer visitas guiadas e as oficinas “Que cabeça é a minha?” realizadas pela autora para escolas do ensino pré-escolar e 1º ciclo, com marcação prévia e com uma taxa de 1 euro por criança. No dia 22 de Fevereiro vai realizar-se uma oficina para pais e filhos, pelas 10h30 e pelas 15h00, na qual a participação de um adulto e uma criança custam 5 euros. Esta exposição vai estar patente até dia 9 de Março de 2014.
N.N.
MVC promove debate sobre a doença de Alzheimer
Hoje, dia 31 de Janeiro, pelas 18h00, vai realizar-se na sede da Associação Movimento Viver o Concelho (MVC) -, na Rua Henrique Sales nº 50 – um debate sobre a doença de Alzheimer que vai contar com a participação do enfermeiro especialista Miguel Miguel.
Esta será a primeira sessão de um ciclo dedicado à Educação e à Saúde, promovido pela Associação MVC e que terá lugar na última sexta-feira de cada mês. Os temas dos próximos meses serão escolhidos pelos presentes em cada sessão.
As entradas são livres.
N.N.
Feira das Velharias de regresso à Expoeste
Nos dias 31 de Janeiro, 1 e 2 de Fevereiro vai realizar-se mais uma edição da Feira de Velharias, na Expoeste. As entradas custam um euro.

Mesa e J. C. Project actuam no CCC

Os Mesa vão actuar amanhã 1 de Fevereiro no CCC. O duo composto por João Pedro Coimbra e Rita Reis, vai apresentar o último álbum de originais “Pés que sonham ser cabeças”. A vocalista integra o projecto há um ano e meio, tendo substituído Mónica Ferraz. No dia 2 de Fevereiro, pelas 17h30, actuará o grupo de jazz, J. C. Project
N.N.
Exposição de latas no Museu do Ciclismo
O Museu de Ciclismo inaugura amanhã, 1 de Fevereiro, pelas 16h00, a exposição da colecção de Mário Lino “Latas Embaladas com História”. Também será feita uma homenagem à artista caldense de circo através da sessão “Laura – Recortes de uma vida”.
N.N.

Maria L. L. Ferreira dá autógrafos na Bertrand
Amanhã, sábado, 1 de Fevereiro, pelas 18h00, vai realizar-se na Livraria Bertrand, no Vivaci,  uma sessão de autógrafos com a autora do livro “Amicis e o Fantasma da Foz”, Maria L. L. Ferreira.
Este livro, editado em Setembro passado pelas Edições Vieira da Silva, foi apresentado pela autora na Biblioteca Municipal e encontra-se à venda também na Gazeta das Caldas.
A história mistura ficção com espaços físicos reais e procura, de forma lúdica, divulgar os locais mais emblemáticos da região Oeste, com especial destaque para a Foz do Arelho, para as Caldas da Rainha, para Óbidos e Berlengas.
N.N.
Observação de aves no Paul de Tornada
Amanhã, 1 de Fevereiro, entre as 10h00 e as 12h00, irá decorrer no Paul de Tornada uma actividade de iniciação à observação de aves e visita guiada aquela reserva natural. Esta iniciativa, organizada pela Câmara das Caldas e peloe Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas pretende assinalar o Dia Mundial das Zonas Húmidas [que se comemora a 2 de Fevereiro], integrando um roteiro de iniciativas espalhadas por vários locais do país.
Estas actividades são gratuitas e têm como ponto de encontro o Centro Ecológico Educativo do Paul de Tornada.
F.F.
Desfile de Moda amanhã no Bowling Caldas
Amanhã, 1 de Fevereiro, vai realizar-se no Bowling Caldas (junto às piscinas municipais), um desfile de moda organizado pelo SPA “O So Pretty” que vai contar com música ao vivo e Dj’s. Vão actuar as Cup Cake (Finalista Factor X), Pedro Florim (participante Factor X), Nigga e Rubik.

N.N.

Cerâmica de Mário Reis no Pachá/Casa Antero
Está patente no restaurante Pachá e Casa Antero uma exposição de cerâmica de Mário Reis,  autor que integrou a colecção Autor/Gazeta das Caldas
A exposição de azulejo poderá ser apreciada até ao final de Fevereiro de 2014.

CLECO é lançado hoje no Zé do Barrete
Hoje, dia 31 de Janeiro, no restaurante Zé do Barrete, a partir das 20h00, vai realizar-se a primeira sessão de um novo clube de leitura, designado Cleco (Clube de Literatura Empenhada  Caldense e do Oeste). Na sessão está prevista a participação do socialista Aires Rodrigues.
Esta sessão pretende debater, entre outras obras, o livro de Francisco Louçã e Jorge Costa “Os Donos de Portugal”.
Segundo o seu promotor, o autor e ex-deputado municipal do BE, Fernando Rocha, neste primeiro encontro está prevista a discussão da problemática “do embuste governamental da venda dos Estaleiros de Viana”.
A tertúlia conta com jantar naquele restaurante que fica na Trav. Cova da Onça.
N.N.
Educação especial em debate no auditório da Câmara
Realiza-se amanhã, 1 de Fevereiro, no auditório da Câmara Municipal, uma sessão de formação da EBI de Sto. Onofre dedicada à educação especial, que é aberta ao público. Dela fará parte uma apresentação, às 9h00, sobre a Escola de Cães-guia de Mortágua. Às 14h00 será a vez de conhecer melhor o projecto ColorADD, um código universal de identificação de cores que constitui um projecto inovador reconhecido nacional e internacionalmente. Segue-se às 15h30 a partilha de um testemunho na sessão “Uma experiência de vida” de alguém que tem ultrapassado os obstáculos e tem feito sucesso na sua vida, apesar da deficiência.
N.N.

Passeio pedestre entre as Caldas e as Gaeiras
Os Caminheiros das Caldas da Rainha e Óbidos dinamizam, no próximo domingo, dia 2 de Fevereiro, um passeio pedestre entre as Caldas da Rainha e as Gaeiras.
Com partida marcada para as 9h30 no Museu do Ciclismo, esta caminhada compreende um percurso pela rotunda da rainha, pinhal do quartel, pinhal de S. Cristóvão, igreja das Gaeiras, coreto, moinho, Monte das Antenas, Avenal e regresso ao Museu do Ciclismo.
O passeio tem uma distância de 12 quilómetros e uma duração aproximada de três horas.
A iniciativa é aberta a todos quantos queiram participar e não precisa de inscrição, bastando comparecer no local de partida.
F.F.

Coaching e Yoga na Toca dos Láparos
Na Toca dos Láparos, no Moinho Saloio (Óbidos) vão realizar-se no dia 15 de Fevereiro, entre as 14h30 e as 17h30, o workshop Coaching de Vida  com Andreia Carvalho. Aos domingos, há aulas de Yoga.Para mais informações e inscrições contactar através dos tels. 934249871 ou 262285903 ou tocadoslaparos@gmail.com
N.N.

Exposição  de Armindo Rodrigues na biblioteca municipal
A biblioteca municipal das Caldas tem patente, até 15 de Fevereiro, a exposição “Armindo Rodrigues – Voz Arremessada ao Caminho”, que mostra o percurso artístico do médico e poeta Armindo Rodrigues (1904 – 1993). A sua poesia é dedicada ao amor, à liberdade, a Lisboa e ao Tejo, ao Alentejo, onde viveu em criança. Desenvolveu também a actividade plástica, desenhando retratos de vários escritores como Carlos Oliveira, Antunes da Silva, José Gomes Ferreira e auto-retratos.
F.F.
Fados na Foz do Arelho
O Centro Social da Foz do Arelho vai realizar, a 16 de Fevereiro, um almoço de angariação de fundos com fados. A refeição será Cozido à Portuguesa. As inscrições são limitadas e podem ser feitas através do telmv. 916023700 ou na sede do centro.
Os fadistas participantes serão Margarida Santos, Francisco José, Joaquim Santos acompanhados à guitarra portuguesa por Nelson Valério e à viola de José Simões.
N.N.

Óbidos

Teatro de revista amanhã no Vau

“É concerteza uma revista à portuguesa” é como se designa a peça que será representada amanhã, 1 de Fevereiro, pelas 21h30, na Associação Recreativa, Desportiva e Cultural do Vau, pelo grupo de teatro A Raiz.
A encenação da peça está a cargo de Goreti Mourão e a artista convidada é Vânia Conde. Para reservas para grupos contactar através dos te. 915312062 ou 919454056. Os bilhetes custam quatro euros.
N.N.
Orquestra juvenil  faz quatro anos
A Orquestra Juvenil de Óbidos, que integra a Sociedade Musical e Recreativa Obidense, comemora no próximo domingo, 2 de Fevereiro, o seu quarto aniversário com um espectáculo no auditório da casa da Música a partir das 15h30.
Além da orquestra anfitriã, irão participar no concerto a Orquestra Juvenil da Sociedade União Musical Alenquerense e a Orquestra Juvenil da Academia de Música de Ourém.
As entradas são livres.
F.F.

Alcobaça

“Como Queiram”, de Shakespeare, no Cine-Teatro
O Cine-Teatro João D’ Oliva Monteiro, Alcobaça, recebe amanhã, 1 de Fevereiro a partir das 21h30, a comédia romântica pastoral “Como Queiram”, do original “As You Like It” de William Shakespeare. A peça, encenada por Beatriz Batarda, tem como cabeça de cartaz o actor Bruno Nogueira e gira à volta de três casais que partem para o exílio na floresta de Arden, depois da usurpação do poder pelo Duque Frederico ao seu irmão. Disfarçados de camponeses, os três casais perseguem o amor verdadeiro, recorrendo a um inesperado jogo de enganos. A peça inicia pelas 21h30, tem duração de 180 minutos, com classificação para maiores de 12 anos, e o preço dos bilhetes é de 10 euros.
J.R.

Nazaré

Alves Redol em destaque na Biblioteca Municipal
A Biblioteca Municipal da Nazaré acolhe amanhã, 1 de Fevereiro, às 15h30, a sessão de apresentação da obra “Alves Redol. Fotobiografia. Fragmentos autobiográficos”, que contará com vários convidados, como António Mota Redol, José Manuel Vasconcelos, Paulo Mendes e do editor Luís Nazaré Gomes.
O livro, da autoria de António Mota Redol, filho do escritor, levado à estampa pela editora Althum.com, traz a público fotografias, documentos e detalhes biográficos até agora conservados no espólio familiar.
A iniciativa tem o apoio da Câmara Municipal da Nazaré. As entradas são livres.
N.N.
O traje da Nazaré no Museu Joaquim Manso
“A Arte do Traje da Nazaré. De Abílio ao Azulejo” é o título da exposição de trabalhos realizados pelos alunos de cerâmica da Universidade Sénior da Nazaré, que abre ao público no dia 6 de Fevereiro, às 15h00, no Museu Dr. Joaquim Manso, na Nazaré. A mostra poderá ser vista até 2 de Março.
N.N.

Peniche

Poesia na CerciPeniche
Hoje, 31 de Janeiro, pelas 21h30, realiza-se a primeira sessão deste ano do projecto “A poesia anda por aí”. A actividade, que não terá tema específico, irá decorrer no CERIN – Centro de Respostas Integradas da CerciPeniche.
O CERIN fica situado na Rua Dr. João de Matos Bilhau, 26, em Peniche.
F.F.

Lisboa

Visitas guiadas no Museu Bordalo Pinheiro
O Museu Bordalo Pinheiro, em Lisboa, está a promover um conjunto de visitas guiadas temáticas para o público em geral. No próximo dia 5 de Fevereiro o tema será “O Século XIX na obra de Bordalo Pinheiro”.
Para mais informações e marcações contactar através do tel. 217513214/15. O Museu Bordalo Pinheiro fica no Campo Grande, em Lisboa.

Se achou este artigo interessante, adicione-o aos seus "Social bookmarks"

Deixe-nos a sua opinião




Artigos relacionados:

Breves

Assinantes
Actuais
Crónicas
 
 
 

2010 Gazeta das Caldas | Desenvolvido por Janela Digital