Bochechas estufadas do porco malhado de Alcobaça no almoço da Escola de Hotelaria

0
478

Os sabores da região foram apreciados na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste a 28 de Fevereiro, em mais um almoço preparado pelos alunos finalistas daquele estabelecimento escolar, que todas as sextas-feiras apresentam um menu especial.
A entrada foram peixinhos da horta, seguida da sopa de cataplana de Peniche. Os pratos principais foram risoto de mariscos da Lagoa de Óbidos e bochechas estufadas do porco malhado de Alcobaça. Este último prato foi confeccionado com umas das raças suínas autóctone de Portugal, com origem em Alcobaça e que é da linha genética do bísaro de Trás-os-Montes.
À sobremesa foi servido pão-de-ló de Alfeizerão com cornucópias e manjericão. Ao longo da refeição foram servidos vários vinhos da região, tendo esta terminado com aguardente da Lourinhã.
João Pereira, aluno do 3º ano do curso de Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas, foi o chefe de bar neste dia, tendo recebido os comensais com dois aperitivos com ingredientes do Oeste. O cocktail com álcool, o “Kir do Oeste II”, com ginja de Óbidos, vinho branco Cerejeiras e sumo de limão. No cocktail sem álcool utilizou sumo de pêra rocha.
O almoço que foi degustado por 34 pessoas, entre as quais elementos da delegação do Oeste da Região de Turismo do Centro, acompanhados por António Carneiro, ex-presidente da RTO. Daniel Pinto, director da EHTO, aproveitou para salientar que António Carneiro é também um dos responsáveis pela existência da escola do Oeste, “porque ele trabalhou durante muitos anos para o desenvolvimento turístico da região”.

Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt