Deputados visitaram as Caldas para conhecer realidade do ensino profissional

0
382

A necessidade de antecipar as decisões relativas à rede escolar e também das áreas estratégicas a definir para o país, é umas das principais preocupações dos responsáveis da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro e da Escola Técnica Empresarial do Oeste.

Segundo Filomena Rodrigues, directora da ETEO, “deveria estar tudo assegurado atempadamente, mas há sempre alguma incerteza no ar relativamente aos cursos que são ou não aprovados”.
Oito deputados (do CDS, PCP, PS E PCP) visitaram estas duas escolas das Caldas, a 17 de Março, no âmbito do trabalho realizado pelo grupo de trabalho “Currículos dos Ensinos Básico e Secundário”, da comissão parlamentar de Educação, Ciência e Cultura. Há dois anos tinham visitado estabelecimentos escolares na região Norte, no ano passado estiveram na zona de Lisboa e este ano escolheram as Caldas da Rainha, por sugestão da deputada e vereadora Maria Conceição Pereira.
Maria José Castelo Branco (PSD), coordenadora do grupo de trabalho, salientou à Gazeta das Caldas que é essencial que seja reconhecida a qualidade do ensino profissional. “É preciso acabar com aquele estigma de que quem vai para o ensino profissional é um aluno mal sucedido”, afirmou.
A deputada social-democrata, que é professora e doutorada em Ciências de Educação, explicou que a partir da visita a estas duas escolas, onde reuniram com os seus responsáveis e docentes, vão realizar um relatório com conclusões e alertas que será enviado ao Ministério da Educação.
A importância do ensino profissional
A primeira recepção aos deputados teve lugar, durante manhã, na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, altura em que o presidente da Câmara, Tinta Ferreira, aproveitou para realçar os resultados conseguidos no concelho ao nível da educação.
Durante oito anos com o pelouro da Educação, enquanto vereador, Tinta Ferreira diz que se orgulha do desenvolvimento deste sector no concelho, também ao nível do ensino profissional. “Quase 50% dos alunos do secundário ou equivalente, no concelho das Caldas, estão no ensino profissional”, revelou o autarca, sublinhando ainda a oferta diversificada que os vários estabelecimentos escolares caldenses proporcionam.
Na sua opinião, é também essa oferta ao nível do ensino profissional, a qual permite que os jovens façam as suas escolhas de acordo com os seus interesses, que contribui para que o concelho das Caldas esteja num lugar cimeiro nos rankings nacionais. “Estamos pelo segundo ano consecutivo em primeiro lugar a nível nacional”, destacou. Na sua opinião, também o ensino profissional deveria ter alguma forma de avaliação, ou mesmo um “ranking”, que pudesse demonstrar quais as escolas que têm melhores resultados. “Poderia ser, por exemplo, pela integração dos seus alunos no mercado de trabalho, conjugando com a continuidade dos estudos ao nível do ensino superior”, defende.
Em relação à Bordalo Pinheiro, fez questão de assinalar a sua longa tradição ao nível do ensino técnico, com a herança da antiga escola industrial e comercial.
NA ESRBP e na ETEO os deputados puderam visitar as instalações dos estabelecimentos escolares, conhecendo desta forma a sua oferta formativa. Na Bordalo Pinheiro assistiram ainda a um pequeno espectáculo e na ETEO foram recebidos com pompa e circunstância por dezenas de alunos, que fizeram uma amostra de um pouco de tudo que é ensinado naquela escola.
Pedro Antunes

A necessidade de antecipar as decisões relativas à rede escolar e também das áreas estratégicas a definir para o país, é umas das principais preocupações dos responsáveis da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro e da Escola Técnica Empresarial do Oeste.Segundo Filomena Rodrigues, directora da ETEO, “deveria estar tudo assegurado atempadamente, mas há sempre alguma incerteza no ar relativamente aos cursos que são ou não aprovados”.Oito deputados (do CDS, PCP, PS E PCP) visitaram estas duas escolas das Caldas, a 17 de Março, no âmbito do trabalho realizado pelo grupo de trabalho “Currículos dos Ensinos Básico e Secundário”, da comissão parlamentar de Educação, Ciência e Cultura. Há dois anos tinham visitado estabelecimentos escolares na região Norte, no ano passado estiveram na zona de Lisboa e este ano escolheram as Caldas da Rainha, por sugestão da deputada e vereadora Maria Conceição Pereira.Maria José Castelo Branco (PSD), coordenadora do grupo de trabalho, salientou à Gazeta das Caldas que é essencial que seja reconhecida a qualidade do ensino profissional. “É preciso acabar com aquele estigma de que quem vai para o ensino profissional é um aluno mal sucedido”, afirmou.A deputada social-democrata, que é professora e doutorada em Ciências de Educação, explicou que a partir da visita a estas duas escolas, onde reuniram com os seus responsáveis e docentes, vão realizar um relatório com conclusões e alertas que será enviado ao Ministério da Educação.
A importância do ensino profissional
A primeira recepção aos deputados teve lugar, durante manhã, na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, altura em que o presidente da Câmara, Tinta Ferreira, aproveitou para realçar os resultados conseguidos no concelho ao nível da educação.Durante oito anos com o pelouro da Educação, enquanto vereador, Tinta Ferreira diz que se orgulha do desenvolvimento deste sector no concelho, também ao nível do ensino profissional. “Quase 50% dos alunos do secundário ou equivalente, no concelho das Caldas, estão no ensino profissional”, revelou o autarca, sublinhando ainda a oferta diversificada que os vários estabelecimentos escolares caldenses proporcionam.Na sua opinião, é também essa oferta ao nível do ensino profissional, a qual permite que os jovens façam as suas escolhas de acordo com os seus interesses, que contribui para que o concelho das Caldas esteja num lugar cimeiro nos rankings nacionais. “Estamos pelo segundo ano consecutivo em primeiro lugar a nível nacional”, destacou. Na sua opinião, também o ensino profissional deveria ter alguma forma de avaliação, ou mesmo um “ranking”, que pudesse demonstrar quais as escolas que têm melhores resultados. “Poderia ser, por exemplo, pela integração dos seus alunos no mercado de trabalho, conjugando com a continuidade dos estudos ao nível do ensino superior”, defende.Em relação à Bordalo Pinheiro, fez questão de assinalar a sua longa tradição ao nível do ensino técnico, com a herança da antiga escola industrial e comercial.NA ESRBP e na ETEO os deputados puderam visitar as instalações dos estabelecimentos escolares, conhecendo desta forma a sua oferta formativa. Na Bordalo Pinheiro assistiram ainda a um pequeno espectáculo e na ETEO foram recebidos com pompa e circunstância por dezenas de alunos, que fizeram uma amostra de um pouco de tudo que é ensinado naquela escola.
Pedro Antunespantunes@gazetadascaldas.pt