Usseira Pneus comemorou 25 anos e é líder na região em pneus agrícolas

0
1134

A Usseira Pneus, empresa ligada ao comércio e reparação de pneus e prestação de serviços de mecânica, comemorou 25 anos. Criada por Raul Guilherme em 1989, é líder na região em pneus agrícolas e teve o ano passado um volume de vendas na ordem de meio milhão de euros.

Natural da Dagorda, Cadaval, Raul Guilherme desde pequeno que tinha duas paixões: os automóveis e o futebol. Aos 15 anos começou a trabalhar numa empresa da terra, a J. Inácio, como mecânico em tractores, onde se manteve até aos 27 anos. Pelo meio cumpriu o serviço militar e jogou futebol. Foi através do desporto rei que chegou à Usseira, onde jogava como defesa no clube da Associação da terra. O gosto pela localidade e a oportunidade de negócio que ali viu, levou-o a lançar-se por conta própria em 1989.
“Esta era uma aldeia muito dedicada à fruta e quase toda a gente tinha tractores e camionetas, mas como só havia oficinas nas Caldas ou no Bombarral, pensei em criar uma casa de pneus”, contou à Gazeta das Caldas.
Antes de se estabelecer por conta própria esteve 15 dias à experiência numa empresa, onde adquiriu algumas “luzes” sobre o trabalho a que iria dedicar a sua vida. Raul Guilherme arrendou um armazém de 150 metros quadrados no centro da localidade, a pagar 15 contos (74,8 euros) por mês, a que juntou um investimento de 1600 contos (cerca de oito mil euros) em equipamento e algum stock para a oficina funcionar.
Contou com a ajuda de amigos e também fornecedores para o arranque da actividade e, passados dois anos, empregava o primeiro funcionário.
O empresário esteve no espaço arrendado durante cinco anos (entre 1989 e 1994), altura em que comprou o terreno onde agora se encontra e fez a primeira oficina. Em 2000 compra um terreno contíguo e amplia as instalações, que têm à volta de 600 metros quadrados. À frente da oficina, um parque de 1200 metros quadrados permite que os carros de grandes dimensões tenham espaço para estacionar e receber todo o tipo de atendimento que precisam.
“Damos uma boa assistência”
“A agricultura foi sempre o forte nesta zona”, conta o empresário, acrescentando que sempre teve muito trabalho com as máquinas agrícolas. Actualmente tem clientes do concelho de Óbidos, mas também nas Caldas, Peniche, Bombarral e Cadaval, numa área de 20 quilómetros.
“Presentemente, na zona Oeste, esta deve ser a casa que mais pneus agrícolas vende”, conta, orgulhoso, Raul Guilherme.
Para além do comércio e reparação de pneus, sobretudo para máquinas agrícolas e veículos pesados, a Usseira Pneus também faz serviços de calibragem, alinhamentos de direcção e de mecânica rápida.
“Também damos uma boa assistência”, conta o responsável, exemplificando que se um cliente tem uma máquina furada no campo, vão lá directamente e este não tem que se preocupar com mais nada. E este apoio é dado a qualquer hora do dia ou noite. Raul Guilherme já teve um caso em que teve que ir às 4h00 da madrugada até perto de Vila da Feira (Aveiro) para trocar dois pneus do carro de um cliente que tinham rebentado. “É normal”, diz, acrescentando que não se pode pensar só no cliente “quando ele cá vem e deixa o dinheiro, mas também temos que dar uma boa assistência para que volte”.
Uma área com futuro
Se no início da sua actividade pouco percebia de pneus, 25 anos depois a profissão já tem poucos segredos para Raul Guilherme. No entanto, realça que esta é uma área que também vai evoluindo, sobretudo na composição dos pneus, tanto ao nível do consumo como da aderência. “Antes não havia os pneus anti-furo, que permitem que mesmo deteriorado este ainda possa fazer alguns quilómetros sem se estragar”, exemplificou.
Actualmente tem a trabalhar consigo três funcionários e os últimos anos, apesar da crise, têm sido favoráveis para a Usseira Pneus. Em 2012 teve um acréscimo de 10% nas vendas e em 2013 o valor manteve-se, tendo terminado o ano com um volume de vendas na ordem de meio milhão de euros.
“A área dos pneus terá sempre futuro, é uma questão de saber trabalhar e fazer as coisas com qualidade e respeitar os clientes”, disse o empresário que pretende continuar a desenvolver o seu trabalho, mantendo-se a par das inovações que vão ocorrendo no sector.
A evolução da empresa está agora dependente das opções dos seus dois filhos, de 24 anos, que frequentam o ensino superior. “Se algum vier trabalhar para cá sou capaz de evoluir e até ampliar as instalações”, disse, não escondendo o seu contentamento com a ajuda que estes lhe dão. “Os momentos mais felizes que tive na minha casa de pneus foi quando os meus filhos estiveram a trabalhar ao pé de mim”, conta, acrescentando que ganha outra motivação.
A empresa assinalou no passado dia 9 de Março os 25 anos com uma festa que juntou cerca de 450 pessoas, entre fornecedores, clientes e amigos, nas próprias instalações. “Havemos de continuar para os 30 anos e depois veremos”, conclui o empresário que, curiosamente, não gasta pneus para ir trabalhar, pois mora paredes meias com a oficina.
Fátima Ferreira

Natural da Dagorda, Cadaval, Raul Guilherme desde pequeno que tinha duas paixões: os automóveis e o futebol. Aos 15 anos começou a trabalhar numa empresa da terra, a J. Inácio, como mecânico em tractores, onde se manteve até aos 27 anos. Pelo meio cumpriu o serviço militar e jogou futebol. Foi através do desporto rei que chegou à Usseira, onde jogava como defesa no clube da Associação da terra. O gosto pela localidade e a oportunidade de negócio que ali viu, levou-o a lançar-se por conta própria em 1989. “Esta era uma aldeia muito dedicada à fruta e quase toda a gente tinha tractores e camionetas, mas como só havia oficinas nas Caldas ou no Bombarral, pensei em criar uma casa de pneus”, contou à Gazeta das Caldas. Antes de se estabelecer por conta própria esteve 15 dias à experiência numa empresa, onde adquiriu algumas “luzes” sobre o trabalho a que iria dedicar a sua vida. Raul Guilherme arrendou um armazém de 150 metros quadrados no centro da localidade, a pagar 15 contos (74,8 euros) por mês, a que juntou um investimento de 1600 contos (cerca de oito mil euros) em equipamento e algum stock para a oficina funcionar. Contou com a ajuda de amigos e também fornecedores para o arranque da actividade e, passados dois anos, empregava o primeiro funcionário. O empresário esteve no espaço arrendado durante cinco anos (entre 1989 e 1994), altura em que comprou o terreno onde agora se encontra e fez a primeira oficina. Em 2000 compra um terreno contíguo e amplia as instalações, que têm à volta de 600 metros quadrados. À frente da oficina, um parque de 1200 metros quadrados permite que os carros de grandes dimensões tenham espaço para estacionar e receber todo o tipo de atendimento que precisam.
“Damos uma boa assistência”
“A agricultura foi sempre o forte nesta zona”, conta o empresário, acrescentando que sempre teve muito trabalho com as máquinas agrícolas. Actualmente tem clientes do concelho de Óbidos, mas também nas Caldas, Peniche, Bombarral e Cadaval, numa área de 20 quilómetros. “Presentemente, na zona Oeste, esta deve ser a casa que mais pneus agrícolas vende”, conta, orgulhoso, Raul Guilherme. Para além do comércio e reparação de pneus, sobretudo para máquinas agrícolas e veículos pesados, a Usseira Pneus também faz serviços de calibragem, alinhamentos de direcção e de mecânica rápida. “Também damos uma boa assistência”, conta o responsável, exemplificando que se um cliente tem uma máquina furada no campo, vão lá directamente e este não tem que se preocupar com mais nada. E este apoio é dado a qualquer hora do dia ou noite. Raul Guilherme já teve um caso em que teve que ir às 4h00 da madrugada até perto de Vila da Feira (Aveiro) para trocar dois pneus do carro de um cliente que tinham rebentado. “É normal”, diz, acrescentando que não se pode pensar só no cliente “quando ele cá vem e deixa o dinheiro, mas também temos que dar uma boa assistência para que volte”.
Uma área com futuro
Se no início da sua actividade pouco percebia de pneus, 25 anos depois a profissão já tem poucos segredos para Raul Guilherme. No entanto, realça que esta é uma área que também vai evoluindo, sobretudo na composição dos pneus, tanto ao nível do consumo como da aderência. “Antes não havia os pneus anti-furo, que permitem que mesmo deteriorado este ainda possa fazer alguns quilómetros sem se estragar”, exemplificou. Actualmente tem a trabalhar consigo três funcionários e os últimos anos, apesar da crise, têm sido favoráveis para a Usseira Pneus. Em 2012 teve um acréscimo de 10% nas vendas e em 2013 o valor manteve-se, tendo terminado o ano com um volume de vendas na ordem de meio milhão de euros. “A área dos pneus terá sempre futuro, é uma questão de saber trabalhar e fazer as coisas com qualidade e respeitar os clientes”, disse o empresário que pretende continuar a desenvolver o seu trabalho, mantendo-se a par das inovações que vão ocorrendo no sector. A evolução da empresa está agora dependente das opções dos seus dois filhos, de 24 anos, que frequentam o ensino superior. “Se algum vier trabalhar para cá sou capaz de evoluir e até ampliar as instalações”, disse, não escondendo o seu contentamento com a ajuda que estes lhe dão. “Os momentos mais felizes que tive na minha casa de pneus foi quando os meus filhos estiveram a trabalhar ao pé de mim”, conta, acrescentando que ganha outra motivação. A empresa assinalou no passado dia 9 de Março os 25 anos com uma festa que juntou cerca de 450 pessoas, entre fornecedores, clientes e amigos, nas próprias instalações. “Havemos de continuar para os 30 anos e depois veremos”, conclui o empresário que, curiosamente, não gasta pneus para ir trabalhar, pois mora paredes meias com a oficina.
Fátima Ferreirafferreira@gazetadascaldas.pt