Os prisioneiros alemães nas Caldas da Rainha durante a I Grande Guerra Mundial

0
600

Já se conhecia que Caldas da Rainha foi um dos centros de acolhimento de refugiados da II Guerra Mundial e que, no período da Monarquia, também aqui obtiveram refúgio os bôeres derrotados na África do Sul pelas tropas inglesas. Mas um episódio relativamente desconhecido desta tradição caldense de acolher estrangeiros está relacionado com a I Grande Guerra Mundial – de que agora se comemora o primeiro centenário – e com a vinda de prisioneiros alemães que ficaram alojados no Hospital Termal.
Gazeta das Caldas publica fotos inéditas tiradas no então internato de “súbditos alemães” localizado no Hospital Rainha D. Leonor (Hospital Termal), obtidas no Arquivo Histórico Militar do Exército, como é o caso desta imagem que mostra prisioneiros detidos em Moçambique que foram enviados para as Caldas da Rainha.
Inúmeros telegramas enviados do Ministério da Guerra, em Lisboa, para as Caldas dão conta da logística associada ao envio e internamento dos detidos, bem como das preocupações da Câmara sobre a necessidade de libertar o Hospital D. Leonor de tão indesejados inquilinos antes da abertura da época termal. E há, claro, histórias de fugas, mas também imagens dos prisioneiros alemães a jogar à bola no Parque. Ver +