Polícia Judiciária deteve cinco suspeitos de organização criminosa nas Caldas

0
576

Um homem de 35 anos ficou preso preventivamente por suspeita de ser um dos cabecilhas de uma organização criminosa, com base nas Caldas da Rainha, que a Polícia Judiciária está a investigar.
A operação do Departamento de Investigação Criminal de Leiria levou à detenção, a 3 de Abril, de cinco homens, com idades entre os 21 e os 38 anos, indiciados pelos crimes de associação criminosa, burla qualificadas, falsificação de documentos, branqueamento de capitais, insolvência dolosa e tráfico de estupefacientes.
Presentes ao tribunal judicial das Caldas, quatro dos suspeitos ficaram sujeitos a apresentações periódicas e só um ficou preso preventivamente.
Segundo a PJ, os detidos “constituíam um grupo organizado que fazia modo de vida da prática reiterada de crimes de burla qualificada, concretamente através da aquisição fraudulenta de diversos tipos de mercadorias, que depois comercializava a preços inferiores ao mercado”.
Em algumas dessas aquisições, o grupo utilizava “testas de ferro” que eram utilizados apenas para  a aquisição de mercadoria que nunca seria paga. À Gazeta das Caldas o coordenador do Departamento de Investigação Criminal da PJ de Leiria, António Sintra, referiu que estas burlas motivaram dezenas de queixas. Os casos estavam a ser investigados há cerca de um ano, mas algumas dessas burlas aconteceram há mais tempo.
Esta organização criminosa continua a ser investigada e poderão, entretanto, ser feitas mais detenções de pessoas envolvidas.
Durante as buscas às casas dos detidos, realizadas na região de Caldas da Rainha, foi apreendido “relevante acervo probatório de natureza documental”, segundo a PJ; para além de duas espingardas caçadeiras, uma delas com os canos serrados, uma pistola de calibre 6,35mm e munições em situação ilegal.
A PJ encontrou ainda em funcionamento duas estufas artesanais para a produção de cannabis, três bolotas de haxixe e 34 selos de LSD.

Recuperados 100 mil euros em sapatos

A GNR das Caldas recuperou, a 1 de Abril, um semi-reboque de um camião, de matrícula espanhola, que tinha sido furtado no dia anterior na zona da Mealhada.
O semi-reboque, avaliado em 10 mil euros, foi encontrado na estrada nacional 1, junto a Alcoentre, mas na sequência das investigações da Guarda foi encontrada a carga inicial do veículo num armazém em Casal Charneca (Alcobaça). Nesse armazém estavam 909 caixas que continham 10.908 embalagens de calçado, no valor de 100 mil euros. Foram identificados os proprietários do armazém, de 47 e 62 anos, e a GNR continua a investigar este caso.
No último dia de Março foi assaltado um carro nas Gaeiras e um estabelecimento comercial no Pó. A 1 de Abril a PSP da Nazaré deteve um homem de 31 anos por tentativa de furto no interior de um estabelecimento comercial. O individuo foi encontrado dentro de uma loja, da qual arrombou a porta de entrada, com o auxílio de uma chave de fendas. O ladrão já se encontra referenciado pela prática de outros crimes desta natureza. No mesmo dia, em São Gregório, foi assaltado um estabelecimento comercial.
No dia 2 assaltaram um armazém na Amoreira (Óbidos). Em Candeeiros (Benedita), foram furtadas 17 portadas e duas portas em alumínio, três grelhas de ferro e 50 metros de fio de cobre, de uma casa.
A 3 de Abril assaltaram duas viaturas, uma na Benedita e outra em Peniche, e houve um furto de fio de cobre da PT em Óbidos. No dia seguinte foi assaltada outra viatura em Ferrel e uma casa na Atouguia da Baleia.
Três casas foram assaltadas a 5 de Abril, em Ataija de Baixo (Alcobaça), Campo e Bombarral. No mesmo dia foi ainda roubada uma carteira do interior de uma viatura, no Bombarral, e 180 metros de fio de cobre na Roliça.
Uma mulher de 44 anos ficou sem a sua máquina fotográfica que estava no interior de uma mala, roubada por esticão a 6 de Abril em São Martinho do Porto.
No dia 6 foi ainda furtada uma máquina de tabaco e a gaveta da caixa registadora de um estabelecimento comercial na Atouguia da Baleia. No Vau assaltaram uma casa e nas Gaeiras roubaram um veículo ligeiro de mercadorias.
Um jovem de 22 anos foi detido durante a madrugada de 7 de Abril, às 4h10, depois de ter sido apanhado em flagrante delito, por um vigilante de um parque de estacionamento nas Caldas, quando assaltava uma viatura.
O ladrão estava a tentar arrombar a porta de automóvel, depois de já ter feito o mesmo a outro, de onde furtou um aparelho GPS.
A 2 de Abril a GNR deteve dois condutores, em Vimeiro e na Benedita, um por condução de veículo apreendido e uma mulher por não ter carta. No dia 4 foi detido um homem de 54 anos com uma taxa de álcool no sangue de 1,72 gr/l.
Durante o fim-de-semana passado, 5 e 6 de Abril, a PSP das Caldas deteve dois indivíduos, de 20 e 28 anos, com 1,28 gr/l e 1,31gr/l, respectivamente. No dia 6 a GNR da Benedita deteve um jovem de 19 anos que conduzia, sem carta, um carro.
De 31 de Março a 6 de Abril a GNR das Caldas da Rainha registou na área do seu destacamento territorial um total de 24 acidentes, dos quais resultaram sete feridos ligeiros.

Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt