Caldense é um dos vencedores do Concurso Jovens Inspiradores

0
681

Jovens-Inspiradores2014-(5aO caldense Bernardo Thó Monteiro, de 11 anos, foi vencedor  na sua categoria (10-13 anos) na 3ª edição do Concurso Jovens Inspiradores promovido pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas e Staples. A cerimónia decorreu no passado dia 5 de Abril, no auditório Almada Negreiros, em Lisboa
O pequeno escritor escreveu e ilustrou “As Histórias de Outro Mundo” quando tinha nove anos e andava no quarto ano. A obra, que foi apresentada nas Caldas em Junho do ano passado, reúne quatro histórias, cada uma com uma mensagem diferente. No primeiro conto são as letras que falam da amizade enquanto gestora de conflitos e da importância da escola. Segue-se uma história onde as personagens são as frutas e refere-se à união familiar, enquanto que a terceira foca a importância da protecção do meio ambiente, explicando o percurso da reciclagem dos electrodomésticos. Finalmente, a última história desmistifica a crença em monstros, convidando o leitor a imaginar e desenhar o seu monstro preferido, tal como fez a sua irmã no livro.
Outra curiosidade é o facto de as personagens falarem sempre em rima.
Gazeta das Caldas falou com Bernardo Thó Monteiro aquando da apresentação do livro e o jovem referiu ter como autores preferidos Luísa Ducla Soares e Sophia de Mello Breyner Andresen.
F.F.