As recepções e as visitas da comitiva caldense

0
461

Tinta-5Tinta-6A visita do presidente da Câmara das Caldas da  Rainha, Tinta Ferreira, aos Estados Unidos, nomeadamente às áreas de Newark e Elizabeth, para assistir à festa do 31º aniversário da Associação Regional Caldense levada a efeito no passado dia 12 de Abril, foi aproveitada para satisfazer convites e visitar locais de interesse na cidade de Elizabeth. Também do município caldense deslocou-se o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha, e presidente da União das freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro, Abílio Camacho.
Como é habitual desde há vários anos, no dia da chegada os visitantes foram recebidos no restaurante Sol Mar, em Newark, onde o seu proprietário obsequiou a comitiva e convidados com um lauto jantar.
A pastelaria Carlotos, em Elizabeth, foi o local reservado para o pequeno-almoço no dia seguinte, após o qual a comitiva dirigiu-se à “Water Front” onde foram apreciadas as obras de recuperação dos estragos causados pela tempestade Sandy, e outros empreendimentos na mesma área.
Depois de uma visita às instalações do advogado e vereador luso-americano Manny Grova, a comitiva dirigiu-se ao Departamento da Polícia para apreciar o ultra-moderno sistema de vigilância que abrange toda a cidade.
A Câmara Municipal de Elizabeth foi o próximo destino, onde a comitiva era aguardada pelo seu presidente, Chris Bollwage. Na troca de lembranças, o presidente caldense ofereceu ao seu homólogo um livro sobre o famoso pintor caldense José Malhoa, ao que este retribuiu com um prato em porcelana com o brazão da cidade.
O encontro com o “Mayor” foi encerrado com um Porto de Honra, seguindo-se a visita às instalações, nomeadamente ao Salão Nobre onde decorrem as sessões camarárias presididas pelo vereador Manny Grova, que ofereceu o almoço à comitiva no restaurante Portugal Expresso. Local onde no dia seguinte decorreu outro almoço, desta vez a convite do seu proprietário e caldense, Emídio Horta.
A Escola Portuguesa Amadeu Correia e o Museu do Portuguese Instructive Social Club, em Elizabeth, também foram visitados pela comitiva caldense.
Para despedida, na terça-feira dia 15, o local foi de novo o restaurante Sol Mar, com mais um lauto almoço-jantar a convite do também caldense Joaquim Casimiro.
Nesta sua terceira visita aos Estados Unidos, e a primeira como presidente da edilidade caldense, Tinta Ferreira foi alvo de manifestações de simpatia, não só por parte dos seus compatriotas, como também por um numeroso grupo de naturais da região de Alcobaça que participaram na festa em representação da Associação Regional Alcobacense.

Joaquim Martins/Luso-Americano