ESAD mantém 330 vagas para novos alunos em 2014/15

0
914

ESADNum ano em que o número de vagas do ensino superior sofre uma diminuição considerável, de 51.461 em 2013 para 50.820 em 2014, a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha é uma das poucas que mantém o mesmo número de lugares disponíveis nas suas licenciaturas (330 vagas). Isto não é alheio ao facto da escola caldense preencher a maior parte das suas vagas logo na 1ª fase das candidaturas, que no presente momento já estão em curso até 8 de agosto.
O curso de Design Gráfico e Multimédia continua a liderar no número de vagas (80 em regime diurno e 25 pós-laboral), seguido de Som e Imagem (65 em regime diurno e 25 pós-laboral), Artes Plásticas (50), Design Industrial (35), Design de Interiores (30), Teatro (25) e Design de Produto – Cerâmica e Vidro (20).
No total, o Instituto Politécnico de Leiria vai ter 1.895 vagas no próximo ano lectivo, menos 145 do que ano anterior, num total de 44 licenciaturas. Há 369 vagas na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (menos sete do que em 2013), 714 lugares na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (menos 18), 330 vagas na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, 282 na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche (menos 32)), e 200 na Escola Superior de Saúde (mais 12). Nenhum dos cursos do IPL encerra este ano.
No distrito de Santarém, os dois institutos politécnicos existentes acompanham também a tendência nacional e descem no número de vagas disponíveis. Para além disso, encerraram os cursos de Treino Desportivo (pós-laboral) e de Psicologia do Desporto e do Exercício na Escola Superior de Desporto de Rio Maior, bem como a licenciatura em Artes Plásticas na Escola Superior de Tecnologia de Tomar.
O Instituto Politécnico de Santarém tem este ano um total de 1.031 vagas nas suas cinco escolas, menos 31 que em 2013. O Instituto Politécnico de Tomar desce das 515 vagas nas suas três escolas para 477 lugares.
A Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém é a que oferece mais vagas (280), seguida da Escola Superior de Desporto de Rio Maior (251), da Escola Superior de Tecnologia de Tomar (231), da Escola Superior Agrária de Santarém (228 vagas), da Escola Superior de Educação de Santarém (192), da Escola Superior de Gestão de Tomar (129), da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (115) e da Escola Superior de Saúde de Santarém (80).
Este ano a Escola Superior de Gestão de Santarém abre o novo curso de Redes Sociais com 35 vagas e em Rio Maior há uma nova licenciatura de Actividade Física e Estilos de Vida Saudáveis (22 vagas). Esta licenciatura já existia nessa escola, mas em língua inglesa, e passa agora a estar disponível também em português.

Novos cursos em Leiria

Nuno Mangas, presidente do IPl, referiu que “todos os anos adequamos as vagas à procura, sempre com alguns ajustes em alguma da oferta”.
A Escola Superior de Tecnologia e Gestão, em Leiria, vai abrir dois novos cursos: Jogos Digitais e Multimédia e Tradução Técnica e Empresarial.
Relativamente aos novos cursos, o responsável explica que “vêm complementar a oferta do instituto em áreas muito específicas, no sentido de responder às solicitações do mercado e às novas áreas profissionais emergentes”.
O curso de três anos de Jogos Digitais e Multimédia tem como objectivo formar profissionais na área dos jogos e da multimédia em geral. O plano curricular está estruturado de acordo com as diversas fases da criação de um jogo, desde a concepção à criação de elementos gráficos e programação, bem como a fase de testes e os modelos de negócio e marketing associados.
O primeiro ano é dedicado aos jogos 2D, o segundo aos jogos 3D e no último ano são explorados conceitos mais avançados e a especialização.
A licenciatura em Tradução Técnica e Empresarial visa formar profissionais de tradução habilitados para contribuir para a modernização das empresas e instituições, na realização de projectos de tradução e terminográficos, editoriais e de internacionalização de empresas, bem como na prestação de serviços de mediação cultural em organismos internacionais e intervenção em processos de cooperação internacional e agências para o desenvolvimento.
O plano curricular do novo curso integra o desenvolvimento de técnicas de tradução em várias línguas estrangeiras e disciplinas orientadas para uma vertente internacional, que abrange o conhecimento de organizações internacionais, direito e políticas da União Europeia, comunicação, inovação e empreendedorismo.O IPL tem ainda 48 mestrados, 22 pós-graduações e 34 cursos de especialização tecnológica.

Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt