Forte de S. Miguel Arcanjo na Nazaré aberto a visitas

0
1053

2013-12-09-12.51Há mais um ponto de interesse turístico para visitar na região nestes meses de Verão. O Forte de S. Miguel Arcanjo, na Nazaré, reabriu ao público no passado mês de Julho e as portas vão manter-se abertas até 16 de Setembro.
Mandado construir em 1577 pelo Rei D. Sebastião, este monumento militar maneirista localiza-se bem no extremo do promontório do Sítio da Nazaré e tinha como missão a defesa da enseada contra ataques dos piratas argelinos, marroquinos e normandos. No início do século XIX o forte tornou-se um símbolo da resistência popular quando, durante a primeira invasão francesa, as populações do Sítio e da Pederneira ajudaram a expulsar as tropas de Napoleão que o tinham ocupado. Actualmente, o forte acolhe um farol de auxílio à navegação e serve de sede oficial ao projecto North Canyon, que tem posto as ondas da Praia do Norte nas bocas do mundo.
O forte pode agora ser visitado diariamente entre as 10h00 e as 20h0, oferecendo aos que por lá passarem uma vista privilegiada sobre a costa. Os visitantes podem ainda ver três exposições: a mostra histórica e documental “Forte de S. Miguel Arcanjo, o Guardião da Memória”, uma exposição de escultura de Adália Alberto e a mostra fotográfica “North Canyon: Nazaré raízes de Mar”. As entradas custam um euro e parte das receitas vai reverter para um fundo de manutenção do monumento.
Dar uma utilização mais pública ao Forte de S. Miguel Arcanjo é uma aspiração da autarquia nazarena, que desde o final do ano passado tenta ficar com a gestão administrativa do monumento militar. Mais de meio ano depois o processo não teve, ainda, qualquer avanço. À Gazeta das Caldas a autarquia diz que “continua a aguardar a decisão do Ministério da Defesa à proposta que lhe apresentou”.
A possibilidade de a autarquia assumir totalmente o monumento não é uma hipótese a descartar, mas esbarra na falta de verba para efectuar as obras de requalificação necessárias, que assim se mantêm da competência do Ministério da Defesa.

Ascensor com horário alargado

Também nesta altura de Verão, as deslocações entre a Praia e o Sítio pelo ascensor estão mais facilitadas. O transporte centenário está a funcionar em horário alargado até 14 de Setembro, com viagens entre as 07h00 e as 02h00, a fim de responder ao aumento da procura próprio do Verão.
Projectado por Raul Mesnier du Ponsard, o discípulo de Gustav Eiffel que concebeu a maioria dos elevadores de Lisboa, o ascensor da Nazaré é um dos ex-libris da vila piscatória e comemorou na passada segunda-feira, 28 de Julho, 125 anos.

Joana Fialho
jfialho@gazetadascaldas.pt