Uma instalação na piscina dos Pimpões

0
492

SAM_5329Esteve exposta na passada terça-feira, 5 de Agosto, na piscina dos Pimpões, uma instalação intitulada Os Perfis dos Golfinhos, da autoria de Viriato da Silveira. O conceito desta obra artística baseava-se em explorar os reflexos na água das imagens impressas e por isso a instalação foi montada na piscina.
Esta iniciativa contou com um auto-retrato deste escultor enquanto campeão nacional de saltos em 1958/59, e que serve como homenagem aos saltadores do concurso Red Bull Cliff Diving. Esteve exposta também uma linha preta impressa em papel que, espelhada na água, cria um perfil de uma face. Por fim, esta instalação contou com a imagem de um golfinho reflectida na água, como homenagem aos nadadores.
O autor apresentou ainda o projecto de um mapa mundo feito com calçada portuguesa, em que as pedras brancas representam o mar e as pretas simbolizam os continentes.
Nascido em Díli, Timor, a 26 de Abril de 1938, licenciado em Artes Plásticas – Escultura, pela Escola Superior de Belas Artes em Lisboa, Viriato da Silveira reside há três anos nas Caldas da Rainha, muito perto dos Pimpões, associação que frequenta assiduamente.

I.V.