Orquestra de Sopros de A-dos-Francos reúne músicos de todo o país

0
498

Orquestra-de-Sopros-de-A-dos-FrancosA Orquestra de Sopros de A-dos-Francos vai actuar hoje, dia 22 de Agosto, nas Caldas da Rainha. Esta será a oportunidade de conhecer um projecto musical iniciado em 2007 naquela vila caldense, que começou com 30 participantes e conta hoje com uma centena de músicos, oriundos de várias zonas do país.

O que começou por ser um encontro de Verão entre músicos da Escola Profissional de Artes da Covilhã e outros, mais jovens, da Banda de Música da Sociedade Instrução Musical de A-dos-Francos, deu agora origem a uma orquestra de sopros.
No primeiro encontro entre estes músicos, em 2007, participaram apenas 30 elementos (10 da escola da Covilhã e 20 de A dos Francos), mas nos encontros dos verões seguintes o número foi aumentando, e na última edição, realizada em Setembro de 2013, participaram cerca de 90 elementos. Foi desta forma quase espontânea que acabou por surgir a Orquestra de Sopros de A-dos-Francos. Um agrupamento que ainda não está formalmente constituído, mas que já vem dando cartas e ganhando alguma notoriedade pelos concertos que tem dado nestes encontros de Verão naquela vila caldense.
Os participantes vêm de todo o país para alguns dias de dedicação à música em A-dos-Francos e são dirigidos pelos maestros Tiago Alves e Pedro Santos. Todos frequentam escolas de música a nível nacional, alguns já concluíram o mestrado e hoje exercem funções de professores e de directores musicais. Entre os participantes há até elementos que  já venceram prémios em concursos nacionais e internacionais.
Dar a conhecer obras de compositores portugueses
O reportório desta Orquestra de Sopros inclui peças de compositores como de Alex Poleman, Aaron Copland, Leonard Bernstein, Rimsky Korsakov e do português Jorge Salgueiro. Desde a primeira edição que a organização do estágio inclui sempre no seu repertório uma ou mais obras de compositores portugueses, divulgando assim as obras de compositores nacionais.
Uma das particularidades desta orquestra é que continua a funcionar com um estágio-encontro anual, que é de frequência gratuita para todos os participantes, ao contrário da larga maioria dos estágios que acontecem no país e no estrangeiro. Este projecto tem esta particularidade pois surgiu da ideia de se poder fazer música pelo prazer de tocar e de estar em palco entre amigos. Por isso não há inscrições ou provas a prestar para integrar este estágio musical de Verão.
O estógio de A-dos-Francos contam com o apoio da Junta de Freguesia, Câmara Municipal de Caldas da Rainha e Centro Cultural e Congressos. Para além disso as condições de alimentação e alojamento foram substancialmente melhoradas.
Precedendo o concerto nas Caldas da Rainha, no CCC, desde a passada segunda-feira, dia 18 de Agosto que está a decorrer, na vila de A dos Francos, o quinto estágio dos músicos da Orquestra, durante o qual ensaiam as peças que serão apresentadas ao público em actuações naquela vila e nas Caldas.
O preço dos bilhetes para assistir ao concerto de hoje à noite no CCC é de quatro euros.

Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt