Cerca de oito mil pessoas visitaram Aljubarrota Medieval

0
448

AnimacaoFoi um sucesso a edição de 2014 da Aljubarrota Medieval. Durante quatro dias, a vila alcobacense viajou até ao ano de 1385, quando as tropas comandadas por D. João I e por Nuno Álvares Pereira venceram as tropas castelhanas, afirmando a independência de Portugal e pondo fim à crise de 1383-1385.
A vereadora da Cultura da Câmara de Alcobaça, Inês Silva, estima que tenham passado pelo evento cerca de oito mil pessoas, “um número muito bom, até porque no Verão as festas multiplicam-se por todo o lado e o tempo deste fim-de-semana prolongado esteve bom para a praia”. Entre os visitantes contavam-se “muitos estrangeiros, sobretudo espanhóis e franceses”, afirmou ao nosso jornal.
Pelas ruas empedradas da vila medieval multiplicavam-se as bancas com artesanato, plantas, bijuteria e brinquedos a recordar os entreténs de outros tempos, como bestas, fisgas, escudos e espadas de madeira.
Para acalmar o estômago dos visitantes, lá estavam as já habituais tavernas medievais. Os utensílios de barro e de madeira substituíam os actuais talheres de inox ou pratos e copos de vidro. “Tentámos que a comida correspondesse o mais possível à daqueles tempos, como grelhados e migas”, explica a responsável.
Para Inês Silva estes foram “quatro dias muito intensivos”, fruto do trabalho de muitos voluntários, da autarquia e da Companhia Livre, uma associação dedicada à recriação da história medieval. “Procurámos melhorar a decoração das ruas e ter mais animação”, disse.
O torneio realizado diariamente era uma das grandes atracções de um evento que teve o seu ponto alto na tarde de sábado, dia 16 de Agosto, com a recriação da Batalha de Aljubarrota. A própria vereadora vestiu-se a rigor e integrou o grupo dos 200 figurantes que mostraram ao vivo o que aconteceu ao final da tarde de 14 de Agosto de 1385, quando a táctica do quadrado permitiu que as tropas portuguesas, ainda que em desvantagem numérica, batessem os soldados castelhanos.
Inês Silva diz que esta segunda recriação da Batalha foi assistida por cerca de 2.000 pessoas, entre as quais “muitas crianças, que puderam visualizar aquilo que aprendem nos livros de História e na poesia portuguesa”. Esta vertente lúdica e pedagógica da recriação é salientada pela vereadora, que gostava de ver muito mais figurantes na recriação do próximo ano.
Em 2015 assinalam-se 630 anos sobre o confronto e a autarca diz que Câmara de Alcobaça vai já começar a trabalhar na próxima Aljubarrota Medieval. “Queremos ter muitos portugueses a encher as ruas de Aljubarrota a festejar a portugalidade e este aniversário redondo deste confronto tão importante”, diz a responsável. Uma maior exigência nos produtos que se encontram nas bancas e mais animação nas ruas são algumas apostas que serão feitas num evento que “para já, vai manter a entrada livre”.

Joana Fialho
jfialho@gazetadascaldas.pt