Hospital Termal está a receber parte do internamento do serviço de Cirurgia

0
453

termalambulancia1Parte do internamento do Serviço de Cirurgia Geral foi transferido, desde 23 de Julho, para o segundo piso do Hospital Termal, devido às obras de remodelação do piso cirúrgico do hospital das Caldas.

Segundo a administração do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), esta mudança foi necessária para garantir a actividade assistencial programada do bloco operatório.
Os responsáveis garantiram à Gazeta das Caldas que “o CHO tem reunido todos os esforços para garantir a qualidade e a segurança na prestação de cuidados de saúde aos utentes do Serviço de Cirurgia Geral internados no Hospital Termal”.
Os doentes internados são transportados entre os dois edifícios através de ambulâncias. No entanto, no interior do Hospital Termal é necessária a utilização dos elevadores, os quais têm estado muitas vezes avariados. O CHO não respondeu à pergunta, por escrito, do nosso jornal sobre se desde 24 de Julho já tinha acontecido alguma avaria. Também não foi referida qualquer alternativa ao uso desses elevadores para o transporte dos doentes para o segundo piso.
O horário das visitas dos doentes internados no Hospital Termal é, tal como no hospital distrital, entre as 16h30 e as 18h00 e entre as 19h00 e as 20h00. O horário da visita destinada a um acompanhante também se mantém, das 12h30 às 13h30 e das 18h00 às 19h00.
As obras que estão a ser realizadas no piso cirúrgico do centro hospitalar pretendem dotá-lo de melhores instalações e de novos equipamentos, bem como de um sistema de climatização que até agora não existia.
A remodelação representa um investimento de cerca de 1,4 milhões de euros, com uma comparticipação de 1,2 milhões de euros do QREN, no âmbito do Mais Centro-Programa Operacional Regional do Centro, e “representará um ganho em saúde para os utentes, que passarão a poder usufruir de melhores condições de acolhimento, conforto e atendimento”, refere o CHO. Também os profissionais de saúde verão melhoradas as suas condições de trabalho “com melhores instalações e equipamentos que permitirão aumentar a capacidade de resposta à actividade dos serviços”.
A conclusão das obras está prevista para o final do ano.

Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt