“Caldas” despede-se esta semana

0
423

PecaVitorLopesO ceramista Vítor Lopes despede-se esta semana da colecção de cerâmica da Gazeta das Caldas. O autor criou a primeira peça onde se encontra a representação de alguns aspectos do património edificado local, como a torre da Igreja do Pópulo.
O autor da obra “Caldas” é professor na Escola Secundária Raul Proença e dedica-se à cerâmica desde os anos 80.
O seu atelier fica no Formigal (Salir de Matos) e está aberto a visitas do público, que pode comprar peças e assistir à sua produção.
Vítor Lopes tem divulgado o seu trabalho sobretudo em feiras de artesanato, integrado no conjunto de autores que faz parte da Associação de Artesãos das Caldas da Rainha. Participa em certames do sector em Vila do Conde, na FIA em Lisboa e também na Fatacil que decorre anualmente em Lagoa.
O ceramista diz que estas são as principiais montras de artesanato do país e é nestas realizações que se estabelecem os principiais contactos com vista à comercialização das peças.
A peça cerâmica designada “Caldas” foi modelada à mão pelo autor que posteriormente usou a técnica dos engobes para a decoração. As peças são cozidas em monocozedura, em forno eléctrico, a cerca de 950°C.
“Caldas” faz parte de uma série de 50 peças, que serão numeradas e assinadas pelo artista. A obra está à venda por 25,50 euros para assinantes da Gazeta das Caldas e por 30 euros para não assinantes. Aceitam-se inscrições para a sua aquisição pelo e-mail: gazeta@gazetadascaldas.pt

N.N.