Gazeta da Europa – Somos da terra

0
491

Esta semana, a Gazeta da Europa é dedicada a empresas/projectos de sucesso da região Oeste, que foram apoiadas por fundos da União Europeia.
Esta semana apresentamos o projecto Somos da Terra, projecto de circuitos turísticos da Cooperativa Agrícola de Alcobaça (www.coopalcobaca.pt) que complementa o projecto Granja de Cister (www.granjadecister.com).
O SOMOS DA TERRA é apoiado pelo eixo 3 do PRODER – Programa de Desenvolvimento Rural, gerido pelo Ministério da Agricultura e do Mar, através da Associação de Desenvolvimento Rural – LeaderOeste.
SOMOS DA TERRA – www.somosdaterra.com
A Cooperativa Agrícola de Alcobaça tem-se renovado sempre no caminho da protecção ambiental promovendo em simultâneo uma agricultura sustentada, contribuindo assim para a melhoria das práticas agrícolas e consequentemente da preservação Ambiental.
Os seus mais recentes projectos têm como objectivo a promoção da agricultura da região e dos seus produtos numa perspectiva turística.
A par da inovação para o Sector Agrícola, a Cooperativa reassume o seu papel social, nomeadamente com o lançamento de novas formas de elevar os produtos e produtores da região.
Nesse âmbito, inaugurou no dia 5 de Julho uma nova valência direccionada ao turismo. A Granja de Cister, um espaço Showroom do produto agrícola da região a que se liga o novo projeto Somos da Terra, a iniciar em simultâneo, e cujo objectivo é dar visibilidade ao produto de Alcobaça através de circuitos turísticos que possibilitem o contacto com os métodos de produção.
O Somos da Terra visa sobretudo criar e dinamizar circuitos turísticos. Estes têm como principal objectivo, apresentar ao visitante, o produto agrícola da região e em simultâneo abordar os vários pontos de referência histórica e do património que a região de Alcobaça oferece.
Alcobaça é uma região para visitar, conhecer, explorar e sentir. Destaca-se pela sua herança cultural, arquitectónica e natural, de grande valor. Desde as relíquias da Ordem de Cister, às praias, das grutas e lagares aos pomares e olivais.
A agricultura no Concelho tem fortes tradições históricas assentes na comunidade Cisterciense – monges agrónomos – que durante sete séculos foram senhores da região e chegou a atingir níveis de exemplaridade nacional, quer pela inovação das suas técnicas e modos de produção, quer pela qualidade dos seus produtos. De fato, as excelentes condições de solo e clima da região ainda hoje se constituem como fator competitivo deste sector de atividade no Concelho.
O Somos da Terra pretende promover a tradição agrícola, a diversidade turística, cultural e agrícola da região e divulgar os métodos de produção agrícola que culminam no produto de excelência. Tudo isto se concentra em roteiros em torno do Azeite, do Vinho e da Fruta, cujo objetivo é oferecer ao visitante uma experiencia única de aproximação do mundo urbano ao mundo rural.
Como complemento aos nossos circuitos, e não menos importante, o ‘Somos da Terra’ disponibiliza ao visitante a possibilidade de conhecer os locais e temáticas de referência da região que vão da Paisagem ao Património, passando pela Gastronomia, como são o Mosteiro de Alcobaça, o Castelo de Alcobaça, o Museu do Vinho, as Praias magníficas, a Doçaria Conventual, o Melhor Pastel de Nata do País, o Frango na Púcara, o Alojamento Rural e Spa, Comércio Tradicional, a Chita de Alcobaça, a Ginja entre outros pontos de interesse.
Visa a criação de circuitos turísticos que permitam a visita a explorações agrícolas mostrando as modernas técnicas culturais seguidas por uma nova geração de empresários agrícolas, em particular na sua vertente de respeito pelo meio ambiente, segurança alimentar e saúde humana.
Este projecto visa também:
• Promoção de redes informativas e de marketing potenciador da afirmação dos produtos em mercados diferenciados.
• Apoio à criação de condições integradas de acolhimento turístico não apenas através da apresentação do produto, mas também da informação e divulgação dos processos de produção e/ou transformação proporcionando visitas a explorações potenciando as rotas turísticas dos coutos de Alcobaça.
• Reforço da interpenetração da cidade no espaço rural envolvente criando condições desenvolvimento efectivo das populações que se dedicam à agricultura.
A Cooperativa de Alcobaça está localizada em Alcobaça, candidatou-se com o projecto SOMOS DA TERRA na LeaderOeste em 2013, com um investimento total de 128.435.13 euros, tendo sido comparticipado em 60%. O projecto prevê a criação de três postos de trabalho.

Centro de Informação
Europe Direct Oeste
www.europedirect-oeste.pt <www.europedirect-oeste.pt&gt;
www.facebook.com/europedirect.oeste
europedirect.oeste@gmail.com