Agenda Cultural

0
488
Caldas da Rainha

Cencal realiza exposição no Museu de Cerâmica
Hoje,12 de Setembro, no Museu de Cerâmica das Caldas da Rainha abre exposição dos trabalhos de cerâmica e vidro  realizados nos cursos do Cencal que decorreram entre Agosto de 2013 até Setembro de 2014. Os trabalhos foram criados nas Caldas (cerâmica) e na Marinha Grande (vidro).
A exposição está patente no Museu da Cerâmica até Novembro, podendo ser visitado das 10h00 às 19h00 todos os dias de terça-feira a domingo.

Centro Cultural Espírita das Caldas
Hoje, sexta-feira, 12 de Setembro, às 21h00, decorre uma conferência sobre o tema “Vida noutros planetas – Ficção ou Realidade?”.
A palestra realiza-se no Centro de Cultura Espírita, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c, no Bairro das Morenas. As entradas são livres.

Aniversário do Centro Social e Recreativo da Foz do Arelho
O Centro Social e Recreativo da Foz do Arelho irá celebrar o seu 39º aniversário na tarde de domingo, dia 21 deste mês. Está previsto um almoço de confraternização e animação com a música dos Music Box.
As reservas para o almoço devem ser feitas através dos tel. 919301811 ou 916023700.

Museu Malhoa recebe coro britânico
O Museu José Malhoa abre as suas portas no dia 19 de Setembro, próxima sexta-feira, para uma actuação do Hart Male Voice Choir, um dos principais coros de voz masculina do Reino Unido.
A ter início às 21h30, esta actuação está inserida na tournée de concertos em Portugal do coro formado em 1975 que, simultaneamente, dá voz às músicas e ao gosto por cantar e apoia instituições de caridade.As entradas são livres.

Alcobaça

Concertos de jazz gratuitos no Jardim do Tribunal
O Anfiteatro João de Deus Ramos, no Jardim do Tribunal de Alcobaça, acolhe por estes dias a primeira edição do Alcobaça in Jazz. Depois do alcobacense Hugo Trindade que na noite de ontem, 11 de Setembro, abriu o cartaz, é também com prata da casa que este novo evento prossegue esta sexta-feira. Pelas 22h00, Daniel Bernardes vai interpretar temas do seu trabalho “Nascem da Terra”.
Amanhã, dia 13, o Alcobaça in Jazz chega ao fim com Júlio Resende, que vai apresentar “Amália”, à mesma hora.
Todos os concertos têm entrada livre.

Associação de Cultura Espírita de Alcobaça
Amanhã, 13 de Setembro, às 16 horas, decorrerá uma conferência sobre “O céu e o inferno – exemplos”.
O evento terá lugar na sede da Associação de Cultura Espírita de Alcobaça, na rua da Escola, nos Capuchos – Alcobaça.
As entradas são gratuitas.

Nazaré

Folclore encerra Festas da Nazaré
Decorrem até ao próximo domingo, 14 de Setembro, as Festas em Honra de Nossa Senhora da Nazaré. Petiscos, carrosséis, farturas e algodão doce, são alguns ingredientes dos festejos que todos os anos atraem milhares de pessoas ao Parque Atlântico, no Sítio.
O último dia da festa é dedicado ao folclore nazareno, com os cinco grupos do concelho a juntarem-se, a partir das 18h00, para darem a conhecer aos visitantes toda a riqueza do folclore local, dos trajes aos cantares, passando pelas danças, onde o mar e a pesca estão sempre presentes. Até lá, os festejos prosseguem com a Dixie Naza Jazz Band a garantir a animação musical da noite de hoje, dia 12. Já amanhã, sábado cabe à escola de dança Annarella animar a festa pelas 18h00, seguindo-se a música de Abilius às 22h00.

Festival de folclore
O XIV Festival de Folclore em honra de Nossa Senhora da Nazaré realiza-se amanhã, dia 13 de Setembro.
O evento terá início pelas 15h30 com a celebração de uma missa campal seguida de uma exibição dos grupos convidados, às 17h00, no Terreiro, no Sítio da Nazaré.
Nesta edição participam o Grupo Etnográfico Danças e Cantares da Nazaré, o Rancho Folclórico e Etnográfico Montemorense, o Rancho Folclórico “Camponeses” de Vila Nova, o Rancho Folclórico da Nogueira e o Grupo Típico de Ançã.

Rio Maior

Música e poesia caldense no Cine-Teatro  
Amanhã, 13 de Setembro, pelas 21h30, vai realizar-se no Cine-Teatro de Rio Maior, “Para onde voa o tempo”, um espectáculo de música e de poesia com o pianista Fernando António Santos e o poeta Jaime Costa.

Lisboa

Hansi Satel na Galeria Objectismo
No próximo dia 19 de Setembro, pelas 18h00, será inaugurada em Lisboa, a exposição “Hansi Stael – cerâmica, modernidade e tradição”.
A húngara Hansi Staël (1913-1961) foi directora artística da Secla durante os anos 50 e a sua estadia em Portugal no período após a II Guerra Mundial, transformou o panorama da indústria cerâmica nacional, estabelecendo prioridades anteriormente desvalorizadas.
A mostra, produzida pela galeria Objectismo, com curadoria de Rita Gomes Ferrão, poderá ser apreciada até 19 de Outubro. A loja Galeria fica na Rua D.Pedro V, 55, em Lisboa.

Animação

Café Praceta – Bombarral
Sexta, 12 de Setembro: Pelas 21 horas, DJ Lokinha
Café Neptuno – Arelho
Domingo, 14 de Setembro: Pelas 18 horas, DJ Lokinha
Festa nas Gaeiras
Gaeiras está em festa desde o passado dia 8, e assim se vai manter este fim-de-semana, com o intuito de angariar verbas para substituir o telhado do pavilhão gimnodesportivo.
O programa para os últimos dias de festa é o seguinte:
Dia 12 – Sexta-feira
15h00 – Animação Infantil: insufláveis, modelagem de balões
18h00 – Jogo Futsal Solteiros – Casados (Pav. Gaeirense)
21h00 – Zumba para todos – Bora lá zumbar
21h45 – Orquestra Ligeira da S.F.R.Gaeirense
23h00 – Bico d’Obra, seguido de Dj Jay C, Kerafix & Vultaire
Dia 13 – Sábado
15h00 – Animação infantil com modelagem de balões
17h00 – Rancho Infantil e Juvenil “As Caiadeiras das Gaeiras”
19h00 – Danças de salão “New star dance”
23h00 – Chaparral Band, seguido de Dj Tiago M
Festa Anual do Carvalhal (Bombarral)
Dia 13 – Sábado
10h00 – II Torneio de futsal da freguesia do Carvalhal
21h00 – Abertura da Quermesse
22h30 – Conjunto Musical FRAMENTBAND
Dia 14 – Domingo
09h00 – Peditório acompanhado pela Banda Filarmónica do Carvalhal
15h30 – Saída do Cirio
16h00 – Missa
21h00 – Abertura da Quermesse
22h30 – Conjunto Musical BANDA XEQUES
Dia 15 – Segunda-feira
16h00 – Cavalhadas no Rossio do Carvalhal
20h00 – Batatada tradicional
21h00 – Abertura da Quermesse
22h30 – Conjunto Musical Tony Milhinhos