Desmantelada rede de tráfico no Oeste

0
640

Nove pessoas foram detidas durante a madrugada de 3 para 4 de Setembro, numa operação da GNR de Lisboa que visava desmantelar uma organização criminosa de tráfico de droga, que envolveu sete buscas domiciliárias em Caldas da Rainha, Benedita, Lourinhã e Óbidos.
As buscas nas casas foram feitas com um forte dispositivo policial, do qual fizeram parte também elementos do Corpo de Intervenção da PSP. Numa dessas buscas, na rua Maestro Armando Escoto, a Gazeta das Caldas assistiu, cerca da uma da manhã, a um cerco à  casa de um dos suspeitos, com três carrinhas de intervenção e os agentes de cara coberta com passa-montanhas.
Segundo um comunicado da GNR, os detidos, com idades entre os 20 e os 65 anos, faziam parte de uma organização criminosa, que se dedicava ao tráfico de estupefacientes. Ao nosso jornal o comando territorial de Lisboa não quis adiantar mais pormenores, nomeadamente quantas detenções tinham sido feitas em cada um dos concelhos.
Nesta operação a GNR apreendeu 431 doses de cocaína, 373 doses de cocaína/heroína, 200 doses de heroína, 90 doses de haxixe, 23 pés de cannabis (com dois metros de altura), 120 gramas de sementes de cannabis, bicarbonato e produto de corte.
Foram ainda apreendidas duas caçadeiras, uma arma de fogo 6.35 adaptada, duas armas de ar comprimido, seis armas brancas, um bastão, 244 cartuchos de caça, cinco munições 9mm e uma mira telescópica.
Ficaram ainda na posse das autoridades seis viaturas ligeiras, dois motociclos, 6430 euros em dinheiro, 21 peças em ouro, oito peças de marfim, material informático e telemóveis e três balanças de precisão.
Na sequência das acções desenvolvidas foram ainda levantados cinco autos por contra-ordenação ambiental e foram encaminhadas quatro crianças menores de idade para a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens, para efeitos de sinalização e aplicação de medidas de protecção.

PSP identificou suspeito de furto de mota

Nas Caldas, a 4 de Setembro, a PSP identificou e constituiu como arguido um jovem de 18 anos por suspeita de ter sido o autor do furto de uma mota.
A polícia estava a investigar o furto de um ciclomotor, tendo realizado uma busca a uma garagem onde encontrou três motas, uma das quais possuía peças pertencentes à que tinha sido furtada. As outras duas viaturas estavam sem motor, tendo sido apreendidas, assim como várias peças destinadas a este tipo de veículos, devido ao facto da sua proveniência ser duvidosa.
Na noite de 5 de Setembro a PSP de Peniche deteve um homem de 28 anos que tinha na sua posse haxixe suficiente para a confecção de 177 doses individuais e oito doses de cocaína.
A droga foi apreendida juntamente com um telemóvel e 640 euros em dinheiro, por se suspeitar serem provenientes de tráfico.
A 1 de Setembro foram roubados animais de raça bovina e suína de uma pecuária na Benedita. No mesmo dia assaltaram uma casa em Óbidos e outra no Pó (Bombarral), um veículo no Baleal e um armazém no Carvalhal (Bombarral). Na Foz do Arelho foi furtado fio de cobre. A GNR do Bombarral recebeu ainda uma queixa de agressão com um cajado de pastor.
Em Óbidos, dia 2, a GNR realizou uma busca domiciliária durante a qual foram apreendidas sete plantas cannabis, um frasco com 55 gramas de folhas e sementes daquela planta e uma caixa com 148 sementes de cannabis secas.
No mesmo dia foi detido no Nadadouro um homem por posse de arma ilegal. Em Alvorninha foi assaltada uma casa e em Óbidos assaltaram um estabelecimento comercial. Na Atouguia da Baleia foram apresentadas duas queixas por burla. Em Peniche foi assaltada uma viatura.
A 3 de Setembro foi assaltado um carro na Foz do Arelho e outro no Baleal. Na Roliça (Bombarral) assaltaram uma casa. No dia seguinte houve um furto ao interior de uma casa em Alfeizerão e outro no Landal. A GNR do Bombarral recebeu duas queixas pelo furto de fio de cobre e outra pelo roubo de um livro de cheques.
Três viaturas foram assaltadas a 5 de Setembro em Óbidos. No Landal foram também assaltados dois carros e na Benedita houve um furto ao interior de uma casa. Ainda nesse dia assaltaram dois automóveis no Baleal.
A 6 de Setembro foi roubada uma mota na Benedita e assaltaram uma casa em São Martinho do Porto.
No dia 7 a PSP da Nazaré recuperou um veículo, avaliado em mil euros, que tinha sido furtado durante a noite naquela vila.
A 6 de Setembro, pelas 19h40, a PSP das Caldas deteve um homem de 43 anos por condução sem carta. No mesmo dia, às 16h54, foi detido outro indivíduo, de 34 anos, com uma taxa de álcool no sangue de 1,99 gr/l.
De 1 a 7 de Setembro a GNR das Caldas da Rainha registou, na área do seu destacamento territorial, um total de 19 acidentes com 12 feridos ligeiros. Durante esse período foram testados 385 condutores, tendo sido detectados seis condutores com uma taxa de alcoolémia superior ao legalmente permitido.

Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt