Um Verão que chega em Setembro

0
530

foz copyEsta foto da Foz do Arelho, tirada na passada terça-feira, revela um céu pouco nublado e um contraste bonito deste com a água e o extenso areal.
Mas não mostra coisas que são pouco habituais nesta praia e na região. Primeiro: não há vento, nem sequer uma brisa marítima, o que faz a temperatura parecer quase tropical. Segundo: a ondulação é mínima ou quase inexistente, o mar parece uma piscina, o que é muito raro numa praia conhecida pelo seu mar bravio. Terceiro: a água está “algarvia”, ou até melhor do que muitas vezes a do Algarve, ao contrário do gelo habitual. E, fruto do mês, não está apinhada de gente, podendo-se respirar e usufrui-la.
Estas “invulgaridades” têm ainda a particularidade de terem durado vários dias seguidos, tal como a bandeira verde içada pelos nadadores-salvadores.
Quem optou por agora fazer férias na Foz do Arelho ficou a ganhar em relação aos que no mês de Agosto se depararam com dias ventosos, temperatura abaixo do que é normal em verões anteriores e água quase sempre (muito) fria.
Na cidade também se registaram vários dias seguidos em que as noites caldenses tinham a mesma temperatura das estâncias balneares de veraneio, o que levou mais gente a sair à rua.