Agenda Cultural

0
536

CALDAS DA RAINHA

Revista à Portuguesa nos Pimpões
No sábado, 20 de Setembro, às 21h30, nos Pimpões, vai ser apresentada a revista à portuguesa “É revista, com certeza!”, uma produção da “Sonho à Cena”, encenada por Flávio Gil. Do elenco fazem parte Mariema (a celebrar 50 anos de carreira), Fátima Severino, Hugo Rendas (participação especial), Jorge Magalhães, Marisa Carvalho, Renato Pino e Raquel Caneca.
As reservas de bilhetes podem ser feitas através do tel. 262877740.

Um fotógrafo no “21 às 21”
No dia 21 de Setembro, pelas 21h00, o fotógrafo Gastão de Brito e Silva, autor do projecto Ruin’Arte apresenta nas Caldas o seu livro Portugal em Ruína. Nesta iniciativa, do Movimento Viver o Concelho, que terá lugar na sede da Junta de Freguesia de N. Sra. de Pópulo, haverá uma tertúlia e projecção de imagens onde se vai debater o estado do património edificado e a sua preservação.

PassagemModelosPassagem de Modelos no Centro Comercial D. Carlos I
Amanhã, sábado, 20 de Setembro, pelas 16h00 vai realizar-se nos passeios junto ao Centro Comercial D. Carlos I, uma passagem de modelos, num iniciativa que une várias lojas da cidade. Serão apresentadas as novas colecções para o próximo Outono/Inverno.

 

 

 

 

 

Fd1-CristinaHortaConferência sobre cerâmica caldense
No próximo dia 26 de Setembro, pelas 21h30, irá decorrer no  Sana Hotel uma conferência sobre cerâmica caldense. A oradora será Cristina Ramos e Horta, ex-directora da Museu da Cerâmica e doutorada em História da Arte, que abordará o tema da sua tese sobre o ceramista Manuel Mafra, precursor da cerâmica artística das Caldas da Rainha.  A iniciativa é organizada pelo CDS-PP caldense.

Peregrinação de grupo motard a Fátima
A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue, em conjunto com o Grupo Motard de São Rafael, irá realizar no dia 21 de Setembro uma peregrinação a Fátima.
A saída dos motards das Caldas da Rainha está prevista para as 8h00 e a chegada uma hora depois. Os participantes irão a uma cerimónia e depois a um almoço convívio em local ainda a designar.

Lançamento de livro no Teatro da Rainha
“Estação 2012”, assim se intitula o livro de Henrique Manuel Bento Fialho que será apresentado a 26 de Setembro, pelas 21h30, na Sala Estúdio do Teatro da Rainha.

ArtShow de regresso à Expoeste
Vai realizar-se nos dias 27 e 28 de Setembro, a quarta edição do Artshow, iniciativa que vai ter lugar na Expoeste e que atrai 200 artistas de todo o país. Além da mostra de artes plásticas, a iniciativa, promovida pela empresa caldense Paula Mendes com o apoio da Expoeste e da autarquia, vai contar com a realização de vários workshops dedicados às artes decorativas.

Festa da Paz
No próximo fim-de-semana, dias 20 e 21 de Setembro, realiza-se nas Caldas da Rainha a III Festa da Paz, integrada nas comemorações do Dia Internacional da Paz das Nações Unidas.
No sábado, a partir das 22h00, haverá música ao vivo, vídeos alusivos à temática, distribuição de flores naturais com mensagens de líderes mundiais e lançamento de balões luminosos no Bowling Caldas.
Já no domingo, durante todo o dia, o Parque D. Carlos I será palco de concertos, poesia, pintura, apresentações de vídeos, lançamento de balões, desporto e yoga.
Na biblioteca municipal encontra-se patente, até ao final do mês, a exposição “A Paz começa contigo”.

ALCOBAÇA

Associação de Cultura Espírita de Alcobaça
Amanhã, 20 de Setembro, às 16 horas, será comemorado o segundo aniversário da Associação de Cultura Espírita de Alcobaça, com a presença de Jorge Gomes e Xavier de Almeida. O evento terá lugar na sede da mesma, na rua da Escola, nos Capuchos (Alcobaça). As entradas são gratuitas.

ÓBIDOS

Noite de fados no Óbidos Lounge
Amanhã, 20 de Setembro, terá lugar uma noite de fados no Óbidos Lounge, situado no Solar de Santa Maria (Óbidos). O jantar terá lugar pelas 21h30 e o espectáculo começará meia hora depois, com a participação de dois fadistas acompanhados por três músicos.
O jantar com espectáculo terá um custo de 20 euros por pessoa, enquanto que apenas o espectáculo (com direito a bebida) tem um custo de 7,50 euros.
As reservas poderão ser feitas através do 262958651 ou 966248318 ou obidos.lounge@gmail.com

PENICHE

Poesia medieval na Atouguia da Baleia
Amanhã, 20 de Setembro, pelas 21h30, terá lugar no Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia (CIAB), mais uma edição do projecto “A poesia anda por aí…”. Esta sessão, dedicada à poesia medieval, contará com a participação dos actores Luísa Ortigoso e Luís Aleluia, da cantora Helena Vieira, e do duo de guitarra e flauta Fernando Guiomar e Paulo Chagas.
Serão revisitadas as “Cantigas de Amigos” e alguns dos participantes irão declamar poemas do rei D. Dinis, bastante ligado à história de Atouguia da Baleia.

LISBOA

PecaHansiStaelDRHansi Satel na Galeria Objectismo
Hoje, 19 de Setembro, pelas 18h00, será inaugurada em Lisboa, a exposição “Hansi Stael – cerâmica, modernidade e tradição”. A húngara Hansi Staël (1913-1961) foi directora artística da Secla durante os anos 50.
A mostra, produzida pela galeria Objectismo, com curadoria de Rita Gomes Ferrão, poderá ser apreciada até 19 de Outubro. A loja Galeria fica na Rua D. Pedro V, 55, em Lisboa.