Caldense de 20 anos abre loja de informática

0
1416

RicardoFerreiraRicardo Ferreira abriu, no passado mês de Agosto, a Infomais, em frente à Biblioteca Municipal. O jovem, de 20 anos, não perdeu tempo, e passados 3 meses do fim do seu curso de Electrónica e Automação de Computadores na Escola Rafael Bordalo Pinheiro, lançou-se no mundo dos negócios. O caldense reuniu os 2500 euros necessários para este investimento com as suas poupanças, obtidas por ter dado assistência técnica a partir de casa, actividade que desenvolve desde os 13 anos.
“A Infomais pretende simplificar a vida ao cliente”, disse o jovem empresário, acrescentando que na sua loja existe um leque de produtos variados e a baixos preços. “Vendemos produtos ligados à informática, fazemos reparações de computadores, carregamento de telemóveis, fotocópias e serviços MEO”, prosseguiu.
A ideia da Infomais é tornar-se uma loja onde o cliente vai regularmente e não “de três em três meses porque o computador deixou de trabalhar”, referiu.
A loja física abriu ao público recentemente, mas no mundo do virtual Ricardo Ferreira já tinha o seu espaço. Facto que lhe deu um enorme avanço na entrada para o mundo real. Desta forma, já tinha as vantagens de ter um nome, um site e um logótipo.
O investimento (2500 euros) foi bastante reduzido, visto que o equipamento que está na loja já estava montado na casa de Ricardo. “Foi comprado aos poucos e quando abri a loja já tinha os computadores e a impressora”, conta. Os gastos foram com materiais para o cliente e para as obras.
A loja levou um chão novo, foi toda pintada e foram retirados os graffitis que ocupavam a fachada do edifício. O único apoio com que contou foi a ajuda do seu pai, que trabalha na construção. Assim, toda a mão-de-obra de que necessitou, foi oferecida.
Ricardo Ferreira, nasceu nas Caldas. Viveu até aos 12 anos no Cadaval, tendo-se mudado, então, para a cidade onde nasceu.
No fim do seu curso, ainda fez dois estágios em lojas diferentes das Caldas, mas acabou por montar o seu próprio negócio. Encontrou na rua Vitorino Fróis um local e ali se instalou há algumas semanas.
Houve quem lhe dissesse para não se lançar assim no mundo dos negócios porque é bastante jovem. “Mas se não me lançasse agora, que vivo com os meus pais, iria lançar-me quando?” pergunta Ricardo Ferreira. “Pelo menos, se as coisas não correrem bem, a comida não falta na mesa”, responde, sorrindo.
Ao fim de pouco mais de um mês de actividade, o jovem empresário confessa-se surpreendido com a adesão do público. “Não pensava que iria crescer tão depressa” afirma, contando ainda que, depois de um mês sozinho, já tem um técnico a ajudá-lo e um vendedor de rua, ambos em part-time.
A loja fica na rua Vitorino Fróis, número 24.
Isaque Vicente
ivicente@gazetadascaldas.pt