Concelhos do Oeste aderem ao Dia Mundial do Turismo

0
420

O turismo e desenvolvimento comunitário vão estar em destaque por toda a região Oeste, no próximo dia 27 de Setembro – Dia Mundial do Turismo – com diversas acções de degustação de doces, vinhos e outros produtos regionais, bem como a realização de passeios e demonstrações de artesanato. Nas Caldas da Rainha será inaugurada amanhã, pelas 15h00, no Posto de Turismo, uma exposição que retrata o melhor que se faz no concelho, relacionado directa ou indirectamente com o sector. Segue-se uma degustação de amostras gastronómicas de várias iguarias. A mostra ficará disponível para visita durante uma semana.
Em Óbidos haverá demonstrações de artesanato ao vivo e provas de vinhos. Na Oficina do Barro, situada na Rua Direita, vai haver artesanato ao vivo, entre as 10h00 e as 13h00 e das 14h00 às 18h00. No mesmo horário haverá prova de vinhos da Companhia Agrícola do Sanguinhal e degustação de ginjinha de Óbidos (de manhã da Frutóbidos e à tarde da Oppidum). Neste dia, a entrada em todos os museus de Óbidos será gratuita.
Uma visita guiada e um percurso pedestre na serra do Montejunto compõem o programa do Cadaval para assinalar a efeméride. A actividade na Serra do Montejunto, denominada “Turismo, Natureza e Património”, terá início pelas 10h00 de sábado e é grátis. Nesse dia de manhã será também feita uma visita guiada à Real Fábrica do Gelo (monumento nacional setecentista).
Em Alcobaça serão desenvolvidas acções de degustação de doçaria conventual e mostra de artesanato ao vivo. Durante este dia poderão ainda ser provados queijos em parceria com a marca “Queijo do Oeste” (produzido por Cabaz do Piquenique)  em S. Martinho do Porto. O Dia Mundial do Turismo é celebrado desde 27 de Setembro de 1980, pela Organização Mundial do Turismo e pretende mostrar a sua importância, bem como o seu valor cultural, económico, político e social.
F.F.