Criada associação que apoia pessoas com deficiência

0
500

FotoElementosAssociacaoChama-se PartilhaDádiva – Associação e foi criada a 27 de Agosto por um grupo de jovens de A-dos-Negros com o intuito de apoiar pessoas com deficiência através de acções de acompanhamento, estudo e investigação e disponibilização de material de apoio.
Na sua origem está a situação de um amigo comum, Ricardo Reis, da Areirinha (Óbidos), a quem foi diagnosticado Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e o desejo de poder ajudar a melhorar a sua qualidade de vida.
A ELA é uma doença em que os neurónios motores (cabos eléctricos) que conduzem a informação do cérebro aos músculos do corpo, passando pela medula espinhal, morrem precocemente, perdendo-se o movimento.
Actualmente a associação encontra-se a trabalhar exclusivamente nesta causa e pretende angariar dinheiro para a compra de equipamentos, como uma cadeira de rodas com protecção lateral e uma cama articulada. No futuro contam adquirir ferramentas de comunicação a nível informático para que Ricardo Reis possa, entre outras coisas, terminar o doutoramento em Artes Plásticas.
De acordo com Gonçalo Ferreira, presidente da PartilhaDádiva, têm sido angariados donativos e vendidas rifas, entre outras actividades, para obter os apoios o “mais rápido possível”, dado que a doença está a evoluir bastante depressa. Esta foi diagnosticada há cerca de um ano e actualmente o jovem de 35 anos já não consegue falar e tem muitas dificuldades de mobilidade.
Também para ajudar na obtenção de fundos estão a dinamizar a iniciativa Revolução Solidária, que irá decorrer no dia 5 de Outubro no Salão do Bairro da Senhora da Luz, e que irá juntar musica, arte, gastronomia e actividades ao ar livre. A iniciativa começa de manhã, pelas 9h00, com uma caminhada solidária, seguindo-se, pelas 11h00, uma mega aula de zumba, com a participação dos professores João Santos, Sandra Martins e Patrícia Mendes e um almoço de porco no espeto.
As pré-inscrições podem ser feitas por tel. 910696039, 964802393 ou através da página de facebook “amigos unidos por uma causa”, até 3 de Outubro.
Os interessados em apoiar esta e outras causas poderão fazer-se sócios da associação ou contribuir com um donativo para a conta solidária com o NIB 004551364026683608371. Outros apoios se seguirão, mas Gonçalo Ferreira garante que a associação pretende apoiar sempre “casos concretos”.

Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt