Agenda Cultural

0
524

CALDAS DA RAINHA

Carlos Mendes no CCC

Amanhã, 11 de Outubro, às 21h30,  o cantor Carlos Mendes vem às Caldas para um especial concerto que visa assinalar os 50 anos de carreira.
Autor, compositor e cantor de temas intemporais como Festa da Vida, Amélia dos Olhos Doces, ou Ruas de Lisboa, Carlos Mendes apresenta um espectáculo a solo, ao piano designado “A Festa da Vida”.
Os bilhetes custam 10 euros e 7,50 euros para estudantes e seniores.

Livro de Hansi Stael apresentado no Centro de Artes

Será apresentado no domingo, 12 de Outubro, pelas 16h00, o livro “Hansi Stael- Cerâmica, modernidade e tradição” no Atelier-Museu António Duarte. Participa na sessão a autora Rita Gomes Ferrão e Nuno Cardoso, responsável pela galeria Objectismo, em Lisboa, onde se encontra uma mostra sobre a obra de Hansi Stael, que foi directora artística da Secla.

Exposição no Hotel Madrid

No dia 14 de Outubro, o artista Telmo Borges apresenta o seu novo trabalho de pintura e serigrafia com o tema “Conteúdo Invisível”. A exposiçã¬o acontece a partir das 22h no 1º andar do Hotel Madrid na Travessa João de Deus nº2  em Caldas da Rainha.

Lançamento de livro no Teatro da Rainha

Hoje, 10 de Outubro, pelas 21h30, será apresentado o livro
“Sons e Silêncios da Paisagem Sonora Portuguesa”, de Carlos Alberto Augusto, na Sala Estúdio do Teatro da Rainha.
A edição tem a chancela da Fundação Francisco Manuel dos Santos e conta com apresentação de António de Sousa Dias

Cake Design em exposição e workshop

A partir de hoje, 10 de Outubro, está patente no CCC, a exposição “Modeluras” de Daniela Vieira, também responsável pela marca Tia Xícara, que se dedica ao Cake Design. A autora vai apresentar trabalhos de “modelagem” em pasta de açúcar. Patente até 10 de Novembro.
No dia 11 de Outubro, entre as 14h30 e as 16h30, vai decorrer um workshop orientado por Daniela Vieira que vai dar a conhecer algumas técnicas de modelação básica aplicada na decoração de cupcakes. Os participantes poderão ser dez e cada inscrição (criança e adulto) custa 7,50 euros. Os inscritos deverão trazer um rolo de massa pequeno, avental e pano de cozinha. O workshop integra o projecto “Familiarte – pequenos com graúdos” e as crianças que se inscreverem terão que ter no mínimo cinco anos.

O-ViroscasCentenário do Viroscas no Café Central

Hoje, 10 de Outubro, no Café Central, pelas 21h30, será assinalado o centenário do jornal satírico local “O Viroscas”. O primeiro número foi lançado em 11 de Outubro de 1914 e o Conselho da Cidade convidou Jorge Mangorrinha para explicar a importância, os contextos e os conteúdos deste periódico que foi publicado até 1915.

Teatro de revista no Valado de Sta. Quitéria

Amanhã, sábado, 11 de Outubro, pelas 15h00 será representada a peça de teatro de revista “Fujam eles vêm aí” na Associação Recreativa Desportiva Quiterense (Valado de Sta. Quitéria), pelo grupo de teatro local “Pó D’Palco”. O público alvo são “os jovens com mais de 65 anos”.
Pelas 17h00 o grupo oferece um lanche a quem assistiu ao espectáculo.
A peça voltará a ser representada às 22h00, mas desta vez para “jovens de todas as idades”.

Música de câmara arménia no Museu Malhoa

Amanhã, 11 de Outubro, pelas 17h00, realiza-se no Museu Malhoa um concerto de música de câmara arménia com solistas da Orquestra da Gulbenkian e do S. Carlos. A actuação conta com a soprano Manuel Moniz. A iniciativa é da Liga dos Amigos do Museu José Malhoa e os bilhetes custam três euros.

Quem conta um conto…

A apresentação do livro “Escrever um Conto é acrescentar… um conto”, de Ana Maria Patacho, irá decorrer amanhã, 11 de Outubro, na Biblioteca Municipal. Inserida na 29º tarde cultural da Comunidade de Leitores e Cinéfilos das Caldas da Rainha,  a apresentação será conduzida pelo escritor Jorge Castro e contará com a participação do Coral das Caldas da Rainha e do Grupo Oeiras Verde, do qual a autora faz parte.

Música ao vivo no Espaço Abril

No domingo, 12 de Abril, entre as 16h00 e as 19h00, realiza-se no Espaço Abril um concerto de música ao vivo com Luís Russo (voz e guitarra) e António Freitas (bateria digital). Serão interpretadas músicas folk, country, blues e sixties.
O Espaço Abril fica na Rua de Camões nº 51, em frente ao Parque. As entradas são livres.

Centro Cultural Espírita

Na sexta-feira, dia 10 de Outubro, às 21h00, decorre a conferência sobre o tema “Amor, casamento e família” na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas. As entradas são livres.

EE_temporada14_15“Electricidade Estética” no Centro de Artes

O ciclo de exposições de arte contemporânea “Electricidade Estética” está de volta ao Centro de Artes. Todas as terças-feiras, às 22h00, no Atelier 6, vai estar presente uma mostra que dura apenas um dia.
Na próxima terça-feira, dia 14 de Outubro, decorrerá a exposição “It’s Gonna Stick” de David Pereira
A “Electricidade Estética” recomeçou a percorrer o Centro de Artes no passado dia 7 com Tad Life de Orig1 e Avlis Uedat.

Exposição no Marcianus

Está patente até 3 de Novembro no Marcianus Bar, no Largo do Arraial, na Foz do Arelho, a exposição “Reflexos entre Paredes” que é constituída por obras de João Bello e Vera Luís, ambos artistas plásticos da Benedita.

Óbidos

Concerto no Olho Marinho

A Orquestra Ligeira da Sociedade Musical e Recreativa Obidense (SMRO) irá actuar no dia 18 de Outubro, a partir das 20h30, no salão Paroquial de Olho Marinho.
Organizada pela associação União de Amigos da localidade de Olho Marinho, a iniciativa conta também com um jantar. O custo por pessoa é de 15 euros. Para sócios da colectividade o preço é de 12,50 euros.
As reserva podem ser feitas pelos tel. 919 091705 (Rui Maurício), 969098002 (José Carlos Cavalho), ou uniaoamigos_olhomarinho@hotmail.com

ALCOBAÇA

 Associação de Cultura Espírita de Alcobaça

Amanhã, 11 de Outubro, às 16 horas, decorrerá a conferência “Quando os filhos são um problema”, na sede da Associação de Cultura Espírita de Alcobaça. Esta fica na rua da Escola, nos Capuchos – Alcobaça. As entradas são gratuitas.

Os Improváveis no Teatro Eduardo Brasão

“Os Improváveis”, um espectáculo de comédia de improviso, está de volta ao Teatro Eduardo Brasão, no Bombarral. A actuação, agendada para as 21h30 do próximo sábado, 11 de Outubro, regressa com um novo formato: “A fábrica” é o mote, mas “na linha de montagem nada está preparado, tudo é produzido no momento”, conforme nota enviada à redacção.
Os preços variam entre os 7,50 euros e os 25 euros e poderão ser adquiridos no Quiosque S. Salvador, no Bombarral e na bilheteira (no próprio dia do espectáculo).

“Memórias da Vila de há 100 anos”

“Memórias da Vila de há 100 anos” dá o mote a uma  evocação histórica que vai ter lugar amanhã, 11 de Outubro a partir das 12h00, no Bombarral, integrado nas Jornadas Europeias do Património. O evento acolhe três conferências no museu municipal, sobre o concelho e o património. No palacete da Quinta das Cerejeira terá lugar uma recriação histórica denominada “Ao encontro de Abel Pereira da Fonseca – Sua História”, pelo grupo de teatro “Os Lendários”. No mesmo local e no Palácio do Gorão realizar-se-ão sessões de dança antiga.

ÉVORA

Arte caldense na Igreja de S. Vicente

O Museu Bernardo inaugurou a 8 de Outubro uma exposição colectiva que pode ser apreciada na Igreja de S. Vicente, em Évora. A mostra inclui obras de António Caramelo, Sara Costa Carvalho, João Fonte Santa, Pedro Amaral, Pedro Bernardo, Jorge Feijão, Filipe Feijão, Mafalda Santos, Miss Rabit, Garcia da Selva, Horácio Borralho, Gustavo Sumpta, José Manuel Rodrigues, UIU, Gil Kaliswart, José Fonseca, Susana Borges, João Fragoso, Luís Nobre, Ivo Andrade e Tiago Mestre.
A mostra pode ser apreciada até 7 de Novembro, de segunda a sexta-feira entre as 10h00 e as 12h00 e das 14h00 às 19h00.