Muita emoção em homenagem a António Aniceto

0
662

irmao5365365Foi com muita emoção e algumas lágrimas que António Alfredo Aniceto recebeu uma homenagem do Rotary Club das Caldas pelo seu mérito profissional e cívico.
Tal foi a emoção que teve de ser o seu irmão, José Luís Aniceto (com quem criou um gabinete de contabilidade em 1972 e que ainda hoje existe), a ler a mensagem de agradecimento que escrevera para aqueles que fizeram questão de estarem presentes no jantar de homenagem no restaurante “A Lareira”.
António Alfredo Aniceto foi a primeira pessoa a receber o diploma de Mérito Profissional que o Rotary das Caldas vai passar a atribuir anualmente, em substituição do prémio de profissional do ano que até agora entregava a caldenses que se tenham distinguido.
Vários amigos quiseram dar o seu testemunho. Lalanda Ribeiro (que também levou uma mensagem de agradecimento do ex-presidente da Câmara Fernando Costa), disse que António Alfredo Aniceto é um exemplo para todos “no aspecto associativo, profissional e como cidadão”.
António Próspero, que foi funcionário do homenageado, realçou que António Alfredo Aniceto foi responsável pelo sucesso profissional de muitos caldenses. “Este homem lançou muitos comerciantes e industriais nas Caldas”, realçou, sendo o próprio António Próspero um exemplo disso.
Já Mário Gonçalves começou por recordar os tempos em que ambos jogavam futebol durante a adolescência (na década de 40) e salientou depois a “meritória actividade que este desempenhou durante muitos anos no Montepio Rainha D. Leonor”. O médico reformado referiu ainda que o homenageado “pugnou sempre pela posse dos direitos políticos e cívicos que conferem ao cidadão a plenitude da sua condição de Homem livre”.
O presidente da Câmara das Caldas, Tinta Ferreira, sublinhou igualmente o papel que o homenageado teve em várias instituições relevantes no concelho, mas também o que fez por um sector tão importante para as Caldas, como é o comércio.
Segundo o presidente do Rotary das Caldas, Luiz Gomes, esta homenagem foi aprovada por unanimidade no clube e faz o sentido na missão desta instituição. “Esta sessão vai ficar no meu coração”, afirmou.

O caldense que recusou ser deputado

António Alfredo Aniceto nasceu a 1929 em Torres Vedras e veio para as Caldas em 1942. Nesta cidade tornou-se militante do PCP, mas também se notabilizou pela sua ligação ao futebol e ao associativismo. Distinguiu-se como columbófilo, jogador de ténis de mesa e de futebol.
Profissionalmente foi Técnico Oficial de Contas, para além de ter sido empregado de escritório e comerciante.
Além de uma corajosa actividade durante a ditadura fascista, António Alfredo Aniceto exerceu cargos públicos na cidade, já depois do 25 de Abril, enquanto destacado militante do PCP. Entre Outubro de 1974 e Dezembro de 1976 foi vereador na Câmara caldense, tendo sido durante esse período presidente da Comissão Municipal de Higiene e da Comissão Integradora dos Serviços de Saúde locais. Foi eleito deputado à Assembleia Municipal durante dois mandatos.
Como membro do executivo da Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Pópulo, presidida na altura por José Vieira Lino (CDS) exerceu o cargo de tesoureiro. Foi ainda membro da Assembleia desta freguesia durante três mandatos.
António Alfredo Aniceto foi também segundo candidato pelo distrito de Leiria à Assembleia da República em 1976, proposto pelo PCP, tendo sido chamado à efectividade para substituir o cabeça de lista, mas recusou o lugar no parlamento por motivos profissionais. “Já tinha sido muito forçada a minha candidatura em número dois”, revelou durante esta cerimónia.
O comunista já foi homenageado pelas várias instituições por onde passou (Montepio Rainha Dona Leonor, Sociedade Columbófila Caldense, Caldas Sport Clube, Bombeiros Voluntários e Casa do Benfica), mas também pela Câmara das Caldas e pelo Governo Civil de Leiria.

Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt