A importância dos horários das refeições nos cães

0
2343

Dog-eatingUm dos grandes erros que se comete na educação dos cães tem que ver com os horários das refeições, por isso questiono quantas vezes por dia dá comida ao seu cão: uma vez, duas vezes ou à discrição?

A resposta correcta é a segunda, “os cães devem comer duas vezes ao dia”. Contudo, esta regra só se aplica a cães adultos, nos cachorros pode variar de 3 a 5 vezes dia.
Os cães são como as crianças, isto é, têm de ter regras de rotina. E nada melhor do que começar pela comida, pois esta tem de ser para eles um bem escasso e precioso.
Se dá comida à descrição ou só uma vez ao dia, pare. Os cães que têm comida à descrição, podem vir a desenvolver falta de apetite, obesidade e problemas comportamentais, como a agressividade por posse do comedouro, casos em que se tornam possessivos com a aproximação de algo ou alguém junto à comida.
Já os cães que comem uma só vez ao dia podem vir a desenvolver lesões no estômago. Como o cão come uma grande porção de uma só vez, e de seguida vai beber água, tal pode causar a torção do estômago devido ao inchaço e caso não seja intervencionado rapidamente o cão pode morrer.
Assim, o ideal é dar comida ao animal duas vezes ao dia, uma de manhã e outra à noite, usando sempre o mesmo processo: colocar a comida no comedouro e dar dez minutos de tolerância, se o cão não comer retire e só voltará a comer na refeição seguinte. Ele tem de perceber, como mencionado atrás, que a comida é um bem escasso, precioso e quem a controla é o dono. Não se preocupe se ele não comer. Pessoalmente, nunca vi um cão morrer à fome com comida à frente.
Vai ver que com esta regra simples o ensino do seu cão também vai ser bem mais produtivo. Se recorrer à comida para ensinar o seu cão ele vai perceber que o dono tem aquilo que ele quer e que nem sempre está disponível “a recompensa”.
Exemplificando, se o animal efectua o exercício desejado correctamente este recebe a devida recompensa – comida – caso contrário não há recompensa.
Pense sobre este tema e experimente, vai ver que os resultados vão ser positivos.

Francisco Barata
Oficina dos Cães