Câmara e PH assinam protocolo

0
400

A Câmara das Caldas e o Património Histórico (PH) assinaram a 22 de Outubro um protocolo de colaboração que implica a cedência de sede para aquela associação, enquanto que esta última se compromete a colaborar em iniciativas culturais, educativas, patrimoniais, editoriais e de curadoria.
Assente ficou também a futura colaboração do PH no futuro Arquivo Municipal. A Câmara cede três salas ao PH nas instalações da Universidade Sénior, com acesso próprio. As salas foram anteriormente ocupadas pelo Instituto de Estudos Universitários Europeus (IEVEU), uma entidade universitária que deixou de ter actividade na região há vários anos.
O protocolo tem a duração de dois anos, renováveis por iguais períodos de tempo se nenhuma das partes o denunciar. Prevê também a participação do PH numa entidade a ser criada pela Câmara que se designará Centro de Interpretação da História do Concelho das Caldas da Rainha.
Na cerimónia de assinatura do protocolo, a vereadora Maria da Conceição Pereira fez uma resenha histórica sobre o PH, dando a conhecer a sua acção e os seus dirigentes, João Serra, Nicolau Borges e actualmente, Isabel Xavier. Esta última afirmou que a associação está grata por poder ter agora uma sede na Universidade Sénior. Referiu também que as Caldas vive uma fase de transição,  até de entrada num novo ciclo e espera que o PH “possa contribuir para que a reflexão sobre a cidade possa ser feita numa perspectiva histórica, ajudando a pensar o seu presente e também o seu futuro”.
O presidente da Câmara, Tinta Ferreira, sublinhou a importância da acção do PH e do seu contributo fundamental para o estudo da história local. Segundo o edil, este protocolo tem como meta a constituição do futuro Arquivo Municipal.

N.N.