Cozinha mediterrânica numa ementa feliz

0
498

alunosA Dieta Mediterrânica, que é Património Imaterial da Humanidade para as Nações Unidas, foi o mote para a ementa apresentada a 30 de Outubro pelos alunos finalistas da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), em mais um almoço dedicado à cozinha internacional.
Sob a orientação do professor Frederico Ferreira, os alunos do 3º ano do curso de Técnicas de Cozinha e Pastelaria prepararam cada um dos pratos. A entrada ficou a cargo de Cátia Lourenço, que preparou uma tortilha de mexilhão com “banderilla” (espetada), com origem em Espanha. O caldo de galinha e alecrim foi uma criação de Anita Gomes. De Itália veio a inspiração de Diogo Vala para o seu risotto de cogumelos. Miguel Bruno e Marcelo Silva prepararam o prato principal: “bresse poulet” (frango francês com denominação de origem controlada) com puré de cherovias. A sobremesa esteve a cargo de Ana Alves que apresentou clafoutis de maçã, pêra e zabaione (uma mistura entre doces de origem francesa e italiana).
Os cozinheiros foram felicitados no final pelos pratos que apresentaram, numa feliz mistura entre várias iguarias da gastronomia mediterrânica.
Os finalistas do curso de Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas, como habitualmente, ficaram responsáveis pelo serviço das refeições e pela escolha dos vinhos, principalmente de origem francesa, que foram servidos durante o almoço. A equipa foi formada por Adriana Aleixo, Sara Crespo, Bruna Francisco e João Belo.
As refeições com ementas especiais passaram este ano lectivo para a quinta-feira (até agora aconteciam à sexta) porque uma vez por mês estas decorrerão ao jantar e não ao almoço. A 6 de Novembro, houve um jantar com uma ementa dedicada aos cogumelos. Para 4 de Dezembro está também previsto um jantar temático dedicado ao sushi.

Aluna das Caldas em concurso na Eslováquia

Ângela Rolo Oliveira, aluna finalista do curso de Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas da EHTO, foi a vencedora de uma das provas da edição de 2014 do Junior Bartenders Competition, uma competição promovida pela AEHT (European Association of Hotel and Tourism Schools) que decorreu em Presov (Eslováquia) de 21 a 24 de Outubro.
A aluna da escola caldense foi acompanhada pelo professor Jorge Guilherme e por um colega de Viana do Castelo. A equipa portuguesa ficou classificada em terceiro lugar na competição conhecida como Eurocup.

Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt