Assembleia do Montepio aprova recandidatura da actual direcção

0
460

montFoi com uma larga maioria (119 votos a favor e 17 contra) que a assembleia geral do Montepio aprovou, na reunião extraordinária de 7 de Novembro, o pedido de cinco associados que fazem parte dos órgãos sociais para poderem recandidatar-se, apesar de já terem cumprido três mandatos.
Os estatutos daquela associação mutualista definem um máximo de três mandatos consecutivos para um sócio exercer cargos nos órgãos sociais, mas existe uma alínea que permite a recandidatura, caso a assembleia geral de sócios o aprove.
Em causa estavam dois elementos do conselho de administração do Montepio (José Luís Ferreira e José Manuel Netas) e três membros do conselho fiscal (João Marques Pereira, António Graça Santos e António Cipriano Silva).
Isto significa que a actual direcção irá recandidatar-se a mais um mandato. Questionados por uma sócia (Fernanda Tonelo) pelo facto de quererem tanto voltar a fazer parte dos órgãos sociais do Montepio, os membros do conselho de administração referiram que querem continuar a trabalhar nos projecto que têm em mãos e que acreditam ainda terem muito a dar à instituição.

Perguntas insistentes incomodam

Na reunião extraordinária – que teve que se realizar à última da hora no auditório da Câmara Municipal devido à adesão dos sócios ter sido maior do que o normal – houve alguns momentos de maior tensão.
O facto de ter sido conhecido nesse dia, através da Gazeta das Caldas, a existência de mais uma lista concorrente às eleições e as várias perguntas do sócio que a irá liderar, Mário Pedro, causaram alguma irritação.
Desde o primeiro ponto da ordem de trabalhos que Mário Pedro demonstrou estar presente na reunião para questionar as várias decisões propostas pelo conselho de administração. Em causa estiveram a alteração do preço de venda de apartamentos no condomínio residencial do Montepio e a adesão da instituição à RedeMut (Associação Portuguesa de Mutualidades). Também foi aprovada a transferência de um empréstimo de 2,7 milhões de euros de uma instituição financeira para outra, devido a esta ter juros mais baixos.
Apesar de todos estes pontos terem sido aprovados, em cada um deles gerou-se alguma discussão perante as perguntas insistentes de Mário Pedro, de tal forma que no final da reunião o sócio Joaquim Tonelo criticou a forma como alguns membros do Montepio responderam aos outros sócios e felicitou José Manuel Netas pela forma como soube esclarecer todas as dúvidas.
Foi ainda aprovada por unanimidade a adesão do Montepio à APEPO – Associação Para o Ensino Profissional do Oeste, que gere a Escola Técnica e Empresarial do Oeste.

Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt