TSF encerrou delegação no Oeste

0
594

A TSF encerrou a delegação do Oeste no passado dia 6 de Novembro e passou a emitir em exclusivo a programação nacional. A medida acabou com dois postos de trabalho e conduziu à extinção definitiva do sinal da Rádio Caldas.
Ao que a Gazeta das Caldas apurou, a medida ficou a dever-se à política de contenção de despesas do grupo Controlinveste – que gere a TSF e os títulos Diário de Notícias, O Jogo e Jornal de Notícias, entre outros. Já este ano aquele grupo procedeu a uma reestruturação nos títulos nacionais, que resultou em 160 despedimentos.
Nas Caldas, foram extintos dois postos: um jornalista e uma administrativa. A medida afectou ainda um grupo de colaboradores regulares. Também este ano a TSF tinha já encerrado a delegação local no Fundão.
A Rádio Caldas, inicialmente Rádio Clube das Caldas, foi fundada em meados dos anos 80. Em 2004 foi adquirida pela TSF, como uma forma de melhorar a retransmissão da emissora nacional, que tinha cobertura deficitária na região Oeste. Uma política seguida, de resto, noutras zonas do país.
A legislação em vigor na altura obrigava a rádio a manter algumas horas de programação local. Uma obrigatoriedade que deixou de existir com a entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 126/2012 de 10 de Maio. Este diploma prevê que as rádios requisitem à Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) “a utilização de estações retransmissoras e a localização da respectiva estação emissora fora do município cuja área está habilitado a cobrir nos termos fixados na respectiva licença”, para fins de melhoria de cobertura.
Uma das principais referências da emissão local da TSF eram os relatos de futebol da equipa principal do Caldas SC, que passaram a ser emitidos na Mais Oeste Rádio pela mesma equipa, composta por Jorge Galeão, João Serrenho e Jorge Humberto.

J.R.