Dia Mundial da Diabetes serviu de alerta

0
639

diab1Em Portugal há 3 milhões de pessoas que sofrem de diabetes e em 2013 foram diagnosticados 160 novos casos por dia.
Números que impressionam e que foram revelados durante as comemorações nas Caldas da Rainha do Dia Mundial da Diabetes. Do programa fizeram parte uma conferência na ETEO e actividades no Céu de Vidro junto ao Parque.

Nas comemorações deste ano do Dia Mundial da Diabetes, o Centro Hospitalar do Oeste e a ETEO associaram-se num evento que decorreu durante a tarde de sexta-feira no auditório daquela escola e no sábado no Céu de Vidro.
Na sexta-feira, dia 14 de Novembro, realizou-se na ETEO uma conferência apresentada por Raquel Jesus (aluna do curso de Técnico Auxiliar de Saúde) que contou com a presença de vários profissionais de saúde, entre eles médicos, enfermeiros, uma dietista e um fisioterapeuta.
Ana Marques, médica, fez uma apresentação da doença aos cerca de 120 alunos presentes no auditório e apresentou alguns dados, salientando que uma alimentação saudável e o exercício físico são a melhor forma de combater a doença.
Já o enfermeiro Luís Agostinho disse aos presentes que a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal é a mais antiga associação de diabetes do mundo. Este profissional de saúde salientou o papel dos seus pares no combate à doença pois “muitas vezes o enfermeiro é quem faz a primeira abordagem ao doente”.
A dietista Catarina Ribeiro lembrou que o diabético não tem de ter uma alimentação muito diferente das outras pessoas. “Apenas tem de ser equilibrada, variada e fraccionada, como todos deveríamos fazer”, referiu, enquanto que André Pinto, fisioterapeuta, realçou o papel do exercício físico no combate e prevenção da diabetes.
O curso de Técnico de Termalismo da ETEO também se associou à actividade e duas alunas mostraram como fazer massagens nos pés (a propósito do pé diabético). No final foram lançados dezenas de balões azuis (a cor que identifica a diabetes).
Abílio Camacho, presidente da Associação Caldense de Diabéticos (e também presidente da Junta de Sto. Onofre e Serra do Bouro) esteve presente no evento e realçou a sua importância, mostrando-se disponível para colaborar com a escola. “Os alunos estiveram muito bem, devem fazer estas iniciativas mais vezes” afirmou.
A aluna Rafaela Rodrigues destacava que o facto de a conferência se ter realizado na ETEO levou a que muito mais alunos assistissem, destacando a experiência que este evento lhe proporcionou. “Aprendi várias coisas, por exemplo: eu não associava os pés a esta doença e agora já sei que também estão relacionados”, contou à Gazeta das Caldas.

DEZENAS DE PARTICIPANTES

No sábado as comemorações tiveram lugar no Céu de Vidro que se encheu de expositores onde os presentes puderam medir o seu nível de diabetes ou a sua tensão arterial e ainda tirar dúvidas com os profissionais de saúde, assim como provar sumos ou maçãs de Alcobaça ou comer um lanchinho saudável.
Realizou-se também uma aula de ginástica, uma nova largada de balões azuis e a actuação da Banda do Comércio e Indústria e do Grupo Coral e Musical do Hospital das Caldas.
Sílvio Barros deslocou-se ao Céu de Vidro porque a iniciativa lhe pareceu interessante. Destacou que este tipo de eventos é importante porque informam acerca da doença permitindo um diagnóstico atempado. “É também uma oportunidade de sensibilizar os meus familiares”, afirmou.
A Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça também esteve presente com um expositor no Céu de Vidro. Susana Costa, representante dessa associação, explicava a dupla motivação para se associar à iniciativa: “por um lado sensibiliza-se para a doença, por outro promove-se o consumo da maçã de Alcobaça, um produto extremamente saudável”.
Manuela Ricciulli, responsável pela organização do evento, realçou o número de afectados e os elevados custos no combate a esta doença – tanto ao nível do Estado (cerca de 1% do PIB, que corresponde a cerca de 1500 milhões de euros) como do doente. À Gazeta das Caldas a mesma responsável fez um balanço positivo deste evento. “As pessoas aderiram, apesar do mau tempo”, afirmou.
A Câmara das Caldas também se associou ao evento e iluminou o CCC de azul.

Isaque Vicente
ivicente@gazetadascaldas.pt