“Barcelona tem uma beleza natural incrível desde Montjuic à Barceloneta e aos Bunkers do Carmel”

0
512
EMIGRANTE
Madalena Pessoa de Carvalho
Caldas da Rainha
27 anos
Barcelona – Espanha
Administrativa
Percurso escolar: Escola Secundária Raul Proença e Oxford College AC

O que mais gosta do país onde vive?
O que mais gosto é o facto de Barcelona ser uma cidade completamente cosmopolita. O dia a dia do povo espanhol é feito na rua, em “terrazas”  a tomar “copas” e a comer tapas. Gosto bastante desta cidade, também pela vida que tem. Barcelona tem imensos “mercadillos”, exposições e uma beleza natural incrível desde Montjuic à Barceloneta e aos Bunkers do Carmel, onde podemos apreciar vistas espectaculares.

O que menos aprecia?
O que menos aprecio é o turismo descontrolado que existe por vezes em certas alturas do ano e também muito devido a isso os roubos e furtos constantes, que se vêm de forma descarada. Por vezes, também a maneira rude e fechada do povo catalão, principalmente no comércio.

De que é que tem mais saudades de Portugal?
Claramente da família e amigos, que são o meu grande porto seguro; também sinto falta da nossa culinária em especial do cozido da casa da avó.

A sua vida vai continuar por aí ou espera regressar?
De momento a minha vida vai continuar por aqui por alguns bons aninhos. Acabei de ser mãe de uma pequena catalana e, para além disso, o meu trabalho é estável e como todos conhecemos a situação do nosso país, de momento não convida a voltar. Talvez se arranjasse um bom trabalho e estável, encarasse essa hipótese; no entanto, com uma filha barcelonesa também me parece interessante que ela conviva com a cultura espanhola e conheça e vivencie esta experiência cultural diferente, visto que foi cá que ela nasceu.

“Acho que a independência da Catalunha não é algo viável”

Eu vivo em Barcelona e gosto muito de cá viver, por ser uma cidade completamente cosmopolita o que me faz poder ter o prazer de dizer que tenho amigos de todas as partes dos mundo. Neste momento estou a trabalhar numa empresa norte-americana e trabalho com alemãs, italianas e espanhóis. Faço a gestão dos contratos e a facturação dos países Espanha e Portugal. É uma óptima empresa que valoriza o trabalhador. Trabalho na zona alta de Barcelona e moro a três paragens de autocarro do meu trabalho. Demoro cerca de 10 minutos. O bilhete 2,15 euros, mas existe a possibilidade de comprar o T10 que são 10 viagens por 10 euros. Não existe um passe como em Lisboa, mas existem estes bilhetes de várias viagens por um preço mais económico.
Eu, pessoalmente, gosto imenso do povo catalão, embora sejam um pouco fechados por vezes. Têm um nacionalismo e um sentido comum de defesa dos seus direitos incrível. Quase todos os dias há manifestações de “qualquer coisa”, em datas críticas como o 11 de Setembro, em que se comemora o dia da independência da Catalunha, ou no 9 N (9 de Novembro), dia em que se realizou o referendo acerca da independência da Catalunha. As ruas ficam cheias de gente e todos vestidos com as cores da bandeira, amarelo e encarnado. Esta união em prol de uma causa que eles realmente acreditam fascina-me. No entanto acho que a independência não é algo viável.

Madalena Pessoa de Carvalho